Notícias de Outubro de 2024
Confira as notícias de Outubro! https://cigre.org.br/newsletter/2024/10/noticias-outubro.html
Pela maior integração de mulheres e homens no Setor Elétrico Brasileiro!
Intensificar a integração entre homens e mulheres no CIGRE-Brasil, a partir do incentivo à adesão de novas associadas e da promoção de um ambiente colaborativo independente do gênero, para os melhores resultados das equipes de estudo e/ou trabalho do Setor Elétrico Brasileiro.
O fórum de mulheres segue a tendência mundial de valorização das mulheres e foi criado com o objetivo de inspirar, motivar e fortalecer as mulheres.
Maior integração e participação das mulheres nas atividades técnicas do CIGRE-Brasil
Criação de ambiente colaborativo independente do gênero, contribuindo para melhores resultados das equipes de estudo e/ou trabalho
Incentivo a adesão de novas associadas.
Palestrantes
Adriana de Castro Passos Martins – Engenheira química formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Engenharia de Materiais e especialização em Engenharia de Materiais para o Setor Elétrico. Trabalha nesse setor desde que se formou em 1998 e entrou como engenheira por concurso público na CEMIG. É coordenadora do Comitê de Estudo D1 (Materiais e Tecnologias Emergentes) do CIGRE-Brasil, membro do Comitê Técnico deste XXV SNPTEE, onde é também apoiadora da primeira edição do NGSC – New Generation Show Case.
Elisa Bastos Silva – Diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Formada em Análise de Sistemas com Mestrado e Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), há 14 anos atua no Setor Elétrico Brasileiro tendo em seu currículo passagem pela Assessoria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Companhia Energética de Goiás (ENEL Goiás).
Patrícia Teixeira Leite – Engenheira eletricista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica na USP – São Carlos, é professora associada da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Comitê de Estudos C5 (Mercados de Eletricidade e Regulação) do CIGRE-Brasil. Tem experiência em Engenharia Elétrica com ênfase em Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Potência.
Solange Mendes Geraldo Ragazi David – Advogada, historiadora, com mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Foi eleita em 2014 e reconduzida em 2016 para a função de vice-presidente da CCEE, onde já atuou como gerente executiva jurídica. É, também, professora de pós-graduação de MBA em Energia na Universidade de São Paulo e na FGV-RJ.
Programação
Inscrição: 11h50 as 12h10
Abertura Presidente do CIGRE-Brasil – Saulo Cisneiros: 12h10 as 12h20
1ª Palestra – Elisa Bastos: 12h20 as 12h30
2ª Palestra – Solange David: 12h30 as 12h40
3ª Palestra – Patrícia Leite: 12h40 as 12h50
4ª Palestra – Adriana Martins: 12h50 as 13h00Debate: 13h00 as 13h20
Sorteio de brindes: 13h20 as 13h30 Brunch: 13h30 as 13h50
Comissão Organizadora
Carla Damasceno Peixoto – Diretora de Assuntos Corporativos do CIGRE-Brasil
Natasha de Decco – Gerente de Comunicação&Eventos do CIGRE-Brasil
Sílvia Helena Menezes Pires – Comitê de Estudos C3 – Consultora e ex-CEPEL
Patrícia Teixeira Leite Asano – Comitê de Estudos C5 e professora UFABC
Janaína Gomes da Costa – Comitê de Estudos A2, Eng. especialista CEMIG e professora PUC Minas
Os fóruns de mulheres do CIGRE tiveram início na CIGRE Session 45, em 2014, quando acontece o primeiro CIGRE Women Engeneering Forum, sob a coordenação de Ruomei Li (CIGRE-China) com o objetivo de fomentar a participação de mulheres no setor elétrico e encorajar as mulheres associadas ao CIGRE a alcançar todo o seu potencial profissional.
No Brasil, o I Fórum de Mulheres aconteceu durante o XXIV SNPTEE, em outubro de 2017, na cidade de Curitiba. Compondo a plateia estavam 115 mulheres e 53 homens dispostos ao debate em torno da condição feminina e das formas de fomentar a maior integração das mulheres na instituição e no setor elétrico de forma geral.
Na platéia, emerge o relato de Débora dos Santos Carvalho, engenheira e pós-graduanda da USP, que destaca a dupla condição de gênero e de raça como fator ainda mais limitante de oportunidades e como questão a ser considerada em uma país como o Brasil em que o racismo, desde o século XIX foi sistematicamente engendrado na sociedade e em suas instituições.
Por este motivo, desde 2004, o Ministério de Minas e Energia instituiu o Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade que acaba de ser oficializado pela Portaria Nº 61 de 2018.
“Ao longo de 14 anos de atividades, o Comitê Permanente já realizou 34 assembleias de caráter colegiado, consultivo e propositivo. Seu objetivo é estimular o debate e propor a implantação de projetos e ações, em consonância com as legislações nacionais e compromissos específicos que tratam de políticas paras as mulheres, questões de gênero, raça e diversidade. Além disso, procura contribuir para o desenvolvimento sustentável do país com responsabilidade social, por meio da proposição de políticas para as mulheres e diretrizes de equidade de gênero e raça no setor eletroenergético e mineral.
“Segundo a coordenadora geral do Cogemmev no MME, Márcia Figueiredo, a partir da criação deste Comitê, todas as 23 entidades vinculadas ao órgão estão formalmente unidas na implementação das ações do Rede Brasil Mulher, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. O objetivo é disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para se alcançar a igualdade racial, entre mulheres e homens no mundo do trabalho, e na sociedade civil.” (http://www.mme.gov.br/web/guest/pagina-inicial/outras-noticas/-/asset_publisher/32hLrOzMKwWb/content/mme-institui-comite-permanente-para-questoes-de-genero-raca-e-diversidade)
Nesse espaço, o CIGRE-Brasil, procura reunir contribuições importantes para o debate que vem sendo travado nesse sentido, dentro e fora da instituição e do setor elétrico.
Confira as notícias de Outubro! https://cigre.org.br/newsletter/2024/10/noticias-outubro.html
Desde 1986 ações da comunidade de proteção e controle do Setor Elétrico vêm imprimindo status históricos, desde tempos remotos onde as promoções eram pelo extinto Grupo Coordenador da Operação Interligada – GCOI. Falamos do STPC – Seminário Técnico de Proteção e Controle – que tem à frente da sua organização o Comitê de Estudos B5 (CE
A capital mineira recebeu a 6ª edição do Seminário Nacional CIGRE de Energia Solar Fotovoltaica – SENCESF – uma ação promovida pelo Comitê de Estudos C6 (CE C6) – Sistemas Ativos de Distribuição e Recursos Distribuídos de Energia – , que tem à frente o coordenador Leonardo Henrique de Melo Leite. Dessa vez, a realização
O prazo para o envio dos Informes Técnicos do SNPTEE 2025 foi prorrogado ATÉ o dia 17/11/2024. Ainda dá tempo de garantir sua participação no maior evento do setor elétrico brasileiro! 📅 O XXVIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), promovido pelo CIGRE-Brasil e coordenado pela Eletrobras, acontecerá de 19 a
O Comitê de Mulheres do CIGRE, WIE (Women in Energy) Brasil, convoca todas as profissionais do setor a enviarem o resumo de seus informes técnicos até 17 de novembro de 2024 para o XXVIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), o maior evento do setor na América Latina e o segundo
Dando continuidade com suas ações de 2024, no último dia 23 de outubro, o Comitê de Estudos CE-C2 – Operações e Controle de Sistemas de Potências, realizou um webinar aberto ao público. O evento contou com a participação de Jayme Darriba Macedo (ONS) e Flávio Rodrigo (Cepel). Ambos apresentaram os destaques da Session Paris, do