Missão - Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.
Visão - Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, assim como, na articulação entre todos os seus agentes.
Valores - Competência Técnica, Ética, Transparência, Imparcialidade, Crescimento e Valorização dos Associados e Trabalho Voluntário com Profissionalismo.
A DEFINIÇÃO DO SELF
"O ego é dotado de um poder, de uma força criativa, conquista tardia da humanidade, a que chamamos vontade (Carl Gustav Jung - 1875 - 1961)
O meio século de existência da nossa instituição tem contribuído para muitas das análises levantadas nos últimos editoriais. E o de setembro não está sendo diferente: mais uma vez trazemos questões acerca do nosso estar no mundo. No caso desta edição, levantamos o paradoxo do ser, a definição do self. Buscando novamente a multidisciplinaridade, pegamos emprestado o termo da psicologia designado para se referir à essência de cada um.
Um Pouco de Mitologia: A lenda do Navio de Teseu (em linhas gerais)
Nosso conselho editorial muitas vezes mostra sua predileção para a sabedoria/história/cultura grega e este mês apresenta para a contextualização da sua abordagem um pouco de mitologia – o Navio de Teseu.
Teseu foi, segundo a lenda grega, o rei fundador de Atenas. Em uma de suas histórias, relata-se a viagem de um navio de Creta até Atenas. O barco usado foi conservado durante 300 anos, o que fez com que diferentes peças fossem substituídas. No fim, depois de tanto tempo, o barco já não se parecia com o original. Nenhuma das peças correspondia com as primeiras que tinham sido usadas para a sua construção.
Surgem assim as problemáticas em torno dessa restauração. Indagações como “se um barco de 30 remos tiver apenas um substituído, ele continuaria sendo o mesmo?” “E se, em vez dos remos, as tábuas que quebrarem forem substituídas por outras novas?” “E se, no final, todas as tábuas do barco forem trocadas?” O problema, e o que faz disso um paradoxo, é a dificuldade de saber exatamente em que ponto algo passa ser diferente se suas partes forem substituídas.
Assim como todos nós – ao longo da vida passamos por transformações físicas, seja no corte de cabelo, como nos apresentamos através do nosso estilo ou aparência física. Nesse mar de movimentação, como fica a nossa identidade? Seríamos ainda os mesmos? Ser ou não ser, eis a questão, já dizia o poeta inglês [Shakespeare] - apesar de não ser o sentido original da frase mais famosa da peça de Hamlet, mas fica aqui a nossa ressignificação contextual (tal como na prática da psicologia).
Convidamos, assim, ao exercício filosófico oferecido pelo Paradoxo do Navio de Teseu – o mistério da identidade. Na verdade, um convite feito há séculos atrás, que convocou pensadores como Heráclito, Aristóteles, Thomas Hobbes e dentre outros a decifrá-lo, todos debruçados no pensamento e na reflexão sobre o conceito que envolve o nosso ser.
Nosso desafio
Influenciados também pela busca que se adentraram as mentes pensantes do passado, também nos propusemos o desafio de estabelecer um mapeamento do nosso self enquanto instituição. Escolhendo seguir a linha adotada por Aristóteles, em seu livro Metafísica, onde defende o conceito de 4 causas da existência: material (do que é feita), eficiente (responsável pela criação), formal (de que maneira foi feita) e final (qual o propósito). Sendo esta última a que mais nos chama a atenção.
Pois bem: somos resultado de uma causa material – um organismo brasileiro articulado para operar nos moldes de uma instituição internacional, que se constitui na organização internacional de maior significado, no setor da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no mundo. Eficiente – onde atores influentes do setor de energia inspirados pela ideia da união de esforços e competências para desenvolver a engenharia de potência nacional e representá-la no contexto internacional, de modo ativo e contributivo. Cada vez mais com o intuito de agregar valor ao mundo, ser parte da realização humana, imbuídos na construção de seres humanos melhores e mais comprometidos com a sociedade.
Contribuições
Ao longo desses 50 anos passamos por inúmeras transformações. De fato não somos mais os mesmos do que lá em 1971. Crescemos, criamos uma sede e reformulamos a marca CIGRE. Abraçamos iniciativas que promovem a inclusão e integração - de homens e mulheres – bem como o incentivo aos jovens para ingressarem à nossa comunidade. Além de estarmos expandindo nossa área de atuação, com repercussão até no nome da instituição futuramente. Este último com reflexos que poderão ser conferidos na próxima edição do maior evento técnico da América Latina: o SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – como foi colocado pelo Diretor-Presidente, Saulo Cisneiros, e pelo Diretor Técnico, Iony Patriota, no webinar em parceria com a Revista O Setor Elétrico, sobre a novidade no evento, com a discussão de temáticas que envolvem quaisquer recursos distribuídos. É o movimento da sociedade influenciando no nosso modo de ser e atuar.
E ao final de tudo o que foi exposto, fica a pergunta: diante de toda essa movimentação, provocada por cenários históricos e demandas que emergem da sociedade, o que preserva a nossa identidade? A resposta é o nosso propósito, nossas contribuições – o 4º elemento que compõe a existência – que se traduz no nosso objetivo de suscitar discussões através de troca de conhecimentos.
Isto porque acreditamos que é através do conhecimento que conseguimos evoluir, trocar nossas tábuas, crescer como seres humanos e consolidar nossa identidade.
Nenhum homem é uma ilha, inteiramente isolado; todo homem é um pedaço de um continente, uma parte de um todo (John Donne, Meditações)
E, finalmente, vale lembrar que nossos esforços na construção em torno da nossa existência envolve também as nossas interações, como as parcerias e associados conquistados, os quais nos ajudaram e ainda contribuem significativamente para nosso estabelecimento. Isto é, somos seres que têm a identidade influenciada por quem nos relacionamos, para citar o poeta metafísico inglês, John Donne.
Acreditamos, portanto, que ajudarmos uns aos outros é a melhor forma de evoluir como sociedade. Para isso, é preciso darmos voz à vontade, essa força criativa de que já falamos antes, que nos impulsiona à edificação - para fechar com o psiquiatra suíço que abriu nosso editorial.
E você? Já pensou qual é a contribuição que tem dado aos seus próximos?
Quem você almeja ser no futuro? Quais visões e valores?
Boa leitura!
I Revista EletroEvolução 104 - edição de setembro!
Com toda a convergência de esforços merecidos, mais uma edição da nossa publicação técnica trimestral - a revista EletroEvolução (EE) - foi concluída com muito êxito! Leia mais..
XV SEPOPE - O SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão de Sistemas de Energia Elétrica também sofreu alteração na sua programação. Dessa forma, o simpósio que seria um dos eventos que marcaria a retomada no 2º semestre de 2021 teve a sua data reagendada para o período de 15 a 18.03.2022. Leia mais...
X WORKSPOT - A 10ª edição do Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes, promovido pelo CIGRE-Brasil, através dos Comitês de Estudos A2, A3, B3 e D1, vem com novidades!
CIGRE-Brasil e Itaipu Binacional convidam a todos os seus associados e parceiros para reservarem todas as datas na agenda para fazerem parte desse encontro - em um 1º momento virtual e no 2º em Foz do Iguaçu, cidade das maravilhosas Cataratas. Os espaços são limitados na exibição técnica - a EXPOWORKSPOT. Aproveitem as oportunidades oferecidas para apresentar sua empresa e produtos. Leia mais...
FIQUEM ATENTOS: Parte dos eventos que aconteceriam em 2020 foram adiados. As novas datas estão sendo divulgadas conforme definição do Comitê Técnico do CIGRE-Brasil.
CE B5 - XV STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle DATA:25 a 28 de outubro - EVENTO ON-LINE
CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
DATA:1a sessão:23 e 24 de novembro - EVENTO ON-LINE
2022
CE C1/C2/C3/C4/C5/C6 - XV SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica NOVA DATA:15 a 18 de março - Foz do Iguaçu - PR
CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
DATA: 2a sessão:27 a 30 de novembro - Foz do Iguaçu - PR ___________
CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes NOVA DATA!21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR
Continue fazendo parte da nossa rede de especialistas do Setor Elétrico Nacional e Internacional, renove a sua matrícula e confira as vantagens e os valores das anuidades em 2021.
Maiores informações acesse o site na aba Associação.