NEWSLETTER JULHO/2021

Missão - Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.

Visão - Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, assim como, na articulação entre todos os seus agentes.

Valores - Competência Técnica, Ética, Transparência, Imparcialidade, Crescimento e Valorização dos Associados e Trabalho Voluntário com Profissionalismo.

A PAIXÃO PELO CONHECIMENTO

“Não tenho nenhum talento especial apenas sou apaixonadamente curioso” (Albert Einstein - 1879 - 1955)

Nos últimos meses temos apresentado as nossas atividades de refletir sobre os acontecimentos do mundo ao nosso redor, sempre trazendo o contexto no qual a nossa instituição está inserida.

Para nossa contemplação da vez, retornemos a outubro de 2020. Na ocasião levantamos a questão do olhar de uma criança, que nunca se  habitua completamente com a existência e que sempre enxerga a vida como um grande enigma. Tal como a de um filósofo, cujo ofício é cultivar o amor pela sabedoria
.

E o que os faz ter essa característica tão peculiar? Curiosidade é a palavra que os define e é também o nosso termo  do mês – porque nosso conselho editorial admira aquilo que se coloca como instrumento de posicionamento e dentre os seus variados papéis é ser agente de mudança – a linguagem.

Curiosidade é o que nos tira da mesmice e que possibilita as invenções, as transformações que fazem o mundo girar. Que nos faz pensar fora da caixa, criando soluções para problemas que pareciam insolúveis. É a capacidade imaginativa que atua como chave da criatividade - conceito que também levantamos outras vezes, como força motriz para significativas renovações na história. Isto porque a criatividade usa a imaginação para criar aquilo que seria impossível, associado ao desejo de se desvendar aquilo que não se conhece, de compreender os mistérios do mundo.

Finalmente, curiosidade é a manifestação da paixão pelo conhecimento (filosofia na prática) - citando o gênio alemão da física que, mais uma vez, abre nosso editorial. É ela que nos impulsiona na direção das descobertas e que nos tira da zona de conforto, nos desafiando e nos mantendo aptos a nos adaptar à realidade que nos apresenta.

Inteligência e curiosidade


Curiosidade é um dos traços das pessoas verdadeiramente inteligentes. Aqui, muito mais relacionado ao quociente emocional (QE) do que o quociente de inteligência (QI), como confronta o autor Daniel Goleman, em seu livro Inteligência Emocional.

Longe de querer comparar com os grandes gênios e polímatas que a história da humanidade nos oferece, pois certamente seus QIs são superiores. Mas a questão aqui é o olhar, a postura, os traços de personalidade desenvolvidos pelos indivíduos que os transformam em seres ávidos por conhecimento e com alto grau de empatia – nesse contexto, a capacidade imaginativa e a vontade (olha ela de novo aqui – edição janeiro de 2021) de aprender sobre os outros.

Nikola Tesla

Em algumas edições comemoramos juntos algumas datas significativas. O mês de julho também nos presenteia com uma especial – no dia 10 de julho seria o aniversário do inventor responsável por mais de 300 patentes, do maior eletricista e um dos maiores gênios da humanidade: Nikola Tesla.

Além de sua incomensurável representatividade no nosso campo de saber – no setor elétrico – ele foi um exemplo de inteligência, resiliência e de virtude.

Um verdadeiro defensor da arte do pensar, sua sabedoria se aproximava à do grande mestre grego Sócrates, o qual afirmava “que uma vida irrefletida não vale a pena ser vivida”.

Que sigamos juntos interessados nessa caminhada de curiosidade – recheada de muita criatividade e empatia.

É sempre válido lembrar que não à toa o nosso propósito é suscitar discussões, promover sempre mais novas participações nos estudos que fazem parte das nossas realizações. O que inclui o estímulo da associação de profissionais  à nossa comunidade para que possam contribuir com toda a sua experiência e entusiamo que possuem pela engenharia (e também as demais áreas envolvidas) nos novos projetos promovidos pelas 16 áreas multidisciplinares dos nossos comitês de estudos.

Sobretudo destacamos a nossa motivação aos jovens, fruto de uma outra iniciativa do CIGRE Internacional e que o Comitê Nacional Brasileiro também abraçou: o NGN – Next Generation Network, correspondendo no Brasil o NGP – Nova Geração Profissional. Uma ação que visa dar voz aos jovens profissionais com a apresentação dos seu trabalhos trazendo novos pontos de vista, soluções e toda a inventividade inerente às mentes mais juvenis.

Toda essa contribuição que nossa organização encoraja visa um bem maior. Nas palavras de Tesla, toda a intenção é “para a difusão do conhecimento e a unificação dos elementos heterogêneos da humanidade. Nenhum esforço poderia ser mais bem gasto”. Sempre na tentativa de ir contra à ignorância, que segundo ele é o atrito que mais retarda o movimento humano, e que Buda chamou de “o maior mal do mundo”.

Que sigamos de mãos dadas com as virtudes do nosso gênio inventor. Com a simplicidade e a consciência de que dediquemos todas as nossas horas de vigília à arte de pensar, sempre em mente que o “importante é não parar de questionar”, citando novamente a nossa outra figura ícone de genialidade, Einstein.

E você? Como tem estado a sua imaginação?

Boa leitura!

I Inscrições Virtual Centennial Session!


O Comitê Técnico do CIGRE-Brasil se reúne para tratar dos preparativos da 2021 Virtual Centennial Session que ocorrerá no período de 18 a 27 de agosto 2021.

Convidamos você, associada(o), a se inscrever neste grande evento internacional do CIGRE onde os maiores especialistas do Setor Eletroenergético farão suas contribuições técnicas, compartilhando conhecimentos no âmbito internacional.

Será possível participar de tutoriais, sessões técnicas, exposição virtual de fornecedores, encontro de Mulheres na Engenharia (WiE), trabalhos técnicos de Jovens Profissionais (NGN), TV com premiações de membros do CIGRE de destaque, entrevistas e notícias inovadoras do Setor Eletroenergético internacional.

Seja um destes especialistas se inscrevendo neste evento e apresentando a sua contribuição técnica, baseada nos questionamentos do Special Reporter referente ao Comitê de Estudo do seu interesse.

VALORES DE INSCRIÇÃO NAS SESSÕES TÉCNICAS DO CIGRE  INTERNACIONAL

____________

Reunião Diretoria Executiva - 2021 Virtual Centennial Session (VCS)

Uma reunião dos Coordenadores do Comitê Nacional do Brasil com a sua Diretoria Executiva foi realizada a respeito da 2021 Virtual Centennial Session (VCS).

A Diretora de Assuntos Corporativos (DAC), Carla Damasceno, conduziu a apresentação, encaminhada aos diretores, coordenadores e secretários, cujo objetivo, solicitado pela alta gestão do CIGRE Internacional a todos os representantes dos NCs, é o de fomentar as inscrições na VCS 2021 e estimular a apresentação de contribuições por parte dos inscritos.

I XXVI SNPTEE - Lista dos Resumos Aprovados e Novas Datas

Como tudo na vida é feita de ciclos, assim são nossas realizações. Mais uma etapa concluída rumo ao nosso maior evento: o XXVI SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.

A comissão organizadora, Furnase o CIGRE-Brasil anunciam a lista dos resumos aprovados dos 16 Grupos de Estudos.

Parabenizamos a todos os autores e coautores com suas contribuições para mais uma edição de muito êxito!

Confira a relação dos resumos e novidades no site do evento

DATAS IMPORTANTES

As Comissões Organizadora e Técnica ainda informam novas datas importantes:

  • O período para submissão dos Informes Técnicos está aberto. Os envios podem ser feitos até o dia 17.09.2021
  • A submissão de trabalhos para o Nova Geração Profissional (NGP) também está aberta - prazo final em 11.10.2021

_____________

Um pouco sobre a iniciativa

NGP
 é uma iniciativa do CIGRE-Brasil, espelhada no CIGRE Interniconal, com o propósito de dar espaço aos seus jovens membros.

É um conjunto de apresentações realizadas dentro da programação do XXVI SNPTEE e para participar é preciso ter completado até 35 anos de idade até a data de início oficial do evento, 15/5/22. O NGP é uma oportunidade de comunicar seus trabalhos a um público seleto, ampliando assim suas redes de relacionamento.

Os proponentes devem enviar uma sinopse, escrita em português, com no mínimo 500 e no máximo 1000 palavras e o arquivo da apresentação, cujo conteúdo não pode ser o mesmo de qualquer outro Informe Técnico participante do XXVI SNPTEE.

O cronograma técnico e as instruções estão disponíveis na aba Área Técnica, no site do XXVI SNPTEE.

CIGRE-Brasil - TECH TALKS - 2o Episódio!

Devido ao processo de digitalização de instalações do setor elétrico, torna-se cada vez mais relevante a preocupação com a vulnerabilidade do sistema atual e suas principais características de segurança cibernética em sistemas e dispositivos operativos.

Com esse panorama que o Comitê de Estudos D2 – Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétrico (CE-D2) – sob a coordenação do engº Rodrigo Leal -  promoverá o 2o episódio da série CIGRE Tech Talks, trazendo a abordagem de temas como engenharia, tecnologia, requisitos de segurança, regulamentação, operação, plano de respostas a incidentes e centros de segurança.

Serão exploradas ainda as visões do fabricante, do operador, da agência regulatória e empresas do setor.


Confira os palestrantes da programação. Acesse o site e participe - inscrições gratuitas!

| Premiação Internacional para Brasileiros!


Não nos cansamos de nos alegrar em anunciar destaques brasileiros em terras estrangeiras. São muitos os reconhecimentos traduzidos em premiações concedidas aos nossos profissionais que despertam visibilidade no setor elétrico internacional por seus desempenhos.

CIGRE Technical Committee Award de 2021 foi o prêmio em referência e o ganhador da vez o Coordenador, Valdson Simões, do Comitê de Estudos C1  - Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia (CE-C1). Sua participação ativa e contribuições aos trabalhos do CIGRE Internacional teve destaque entre mais de 15 mil associados em 90 países.

______________

Um pouco mais sobre o premiado


Valdson Simões de Jesus, engenheiro da Eletrobras , D.Sc. e professor da UPE, tem nos últimos 32 anos participado dos estudos de expansão e O&M do sistema de transmissão, além de contribuir com as atividades voluntárias do CIGRE-Brasil desde 2005. Sua contribuição no CIGRE abrange artigo e contribuições em Sessão Bienal, participação em Working Groups no CE-C3 e CE-C1, é o atual coordenador do CE-C1 e membro brasileiro no SC-C1, convener de Working Group, e já promoveu eventos nacionais, assim como participa como relator em realizações nacionais e internacionais do CIGRE. No CIGRE's 2021 Virtual Centennial Session, será Special Reporter no SC-C1.

I Mais uma Publicação Internacional com a Participação Brasileira!

 Diretor Técnico do CIGRE-Brasil, Iony Patriota, revisor de um dos capitulos do Handbook of Power Systems 

O CIGRE-Brasil parabeniza os autores e revisor brasileiros pelo empenho e alta qualidade de suas participações na elaboração do Handbook of Power Systems, publicado recentemente pela Springer com o apoio do CIGRE. 

O manual fornece uma fonte abrangente para profissionais de energia elétrica, cobrindo todos os tópicos básicos relacionados ao projeto, desenvolvimento, operação e gerenciamento de sistemas de energia e fornece uma visão dos principais aspectos da indústria de sistemas de energia elétrica. Conta com a participação de três dos grandes membros especialistas do CIGRE-Brasil:

Professor Erli Figueiredo, Sócio Honorário, autor do capitulo de Máquinas Rotativas

José Antonio Jardini, um dos membros do CIGRE-Brasil, autor do capítulo sobre HVDC

• Capítulo Rotating Electrical Machines – autor Erli Ferreira Figueiredo;
• Capítulo HVDC and Power Electronics – autores Mohamed Rashwan e José Antonio Jardini;
Capítulo Information Systems and Telecommunications – autor Carlos Samantier e revisor Iony Patriota de Siqueira.

O Handbook está disponível na versão impressa e pode ser obtivo na versão eletrônica. Acesse o site.

| Workshop e Tutorial HVDC - Formato On-line!

Mais um evento que faria parte do calendário de 2020 teve seu formato adaptado para uma edição on-line.

É o caso do Workshop e Tutorial: Sistemas de HVDC no Brasil - Uma Realidade em Expansão, promovido pelo  Comitê de Estudos B4 (CE B4) - Elos de Corrente Contínua e Eletrônica de Potência.


A nova configuração está programada para 04 sessões matinais em setembro. As duas primeiras serão dedicadas para um Tutorial sobre Transmissão em Corrente Contínua apresentando a experiência brasileira com os sistemas de Itaipu, Madeira e Belo Monte. 

Além da nova regulação de sistemas HVDC no Brasil, eletrodos de aterramento, os desafios e possibilidades para revitalização de sistemas HVDC e o novo programa computacional AnaHVDC em desenvolvimento pelo CEPEL.

Já nas duas últimas será realizado um Workshop de apresentações e sessão de perguntas e respostas com os principais fabricantes da área.

O CE B4 que tem à frente o Coordenador, Antonio Ricardo de Mattos Tenório, convida a todos a expandirem seu universo de conhecimento com a agenda oferecida pela Comissão Organizadora nos dias 14/15 e 21/22.09.2021.


Acesse o site do evento e participe! Inscrições abertas!

| Eventos Adiados


XV STPC - Caderno de Patrocínio
- a 15ª edição do Seminário Técnico de Proteção e Controle já tem data marcada. Será mais um evento sediado pela capital carioca, promovido pelo Comitê de Estudos B5 - Proteção e Automação e com a organização da  Taesa - agora em NOVA DATA, de 25 a 28.10.21, no Hotel Windsor Barra.

A comissão organizadora convida a todos os parceiros para esse encontro com a divulgação do projeto de patrocínio e também informa que as inscrições estão abertas no site do evento

XV SEPOPE - O SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão de Sistemas de Energia Elétrica também sofreu alteração na sua programação. Dessa forma, o simpósio que seria um dos eventos que marcaria a retomada no 2º semestre de 2021 teve a sua data reagendada para o período de 15 a 18.03.2022.

Desde 1987, na ocasião da sua 1ª edição, o simpósio acontece a cada dois anos e se tornou um verdadeiro fórum internacional para discussões técnicas e científicas sobre o Planejamento da Operação de Sistemas de Energia Elétrica.

O encontro, agora em sua 15ª realização, será em Foz do Iguaçu, com o Apoio e a sempre parceria na organização, da Itaipu Binacional. Como sempre, apresentando os assuntos preferenciais, sempre em sintonia com as questões relevantes e atuais no cenário dos sistemas internacionais de energia elétrica - todos com temas relacionados aos 06 Comitês de Estudo do Grupo de Sistemas do CIGRE:


C1 – Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia
C2 – Operação e Controle de Sistemas

C3 – Desempenho Ambiental de Sistema
C4 – Desempenho de Sistemas Elétricos
C5 – Mercados de Eletricidade e Regulação

C6 – Sistemas Ativos de Distribuição e Recursos Energéticos Distribuídos


Seja um patrocinador!


A Comissão Organizadora lançou o caderno de patrocínio com as oportunidades de participação.

Acesse e confira!

X WORKSPOT - A 10ª edição do  Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes, promovido pelo CIGRE-Brasil, através dos Comitês de Estudos A2, A3, B3 e D1, vem com novidades!

CIGRE-Brasil e Itaipu Binacional convidam a todos os seus associados e parceiros para reservarem todas as datas na agenda para fazerem parte desse encontro - em um 1º momento virtual e no 2º em Foz do Iguaçu, cidade das maravilhosas Cataratas. Os espaços são limitados na exibição técnica - a EXPOWORKSPOT. Aproveitem as oportunidades oferecidas para apresentar sua empresa e produtos.


Continue acompanhando as demais informações, como o cronograma técnico e os temas preferenciais atualizados e demais detalhes no site do evento.

NOVIDADES!

A Comissão Organizadora do X WORKSPOT, diante do cenário de incerteza provocado pela situação mundial da pandemia da COVID-19, tanto com relação à continuidade da sua evolução e também das incertezas quanto ao alcance da imunização até as datas reservadas para realização do evento em novembro – o que compromete as expectativas em termos de público, seja participante e / ou especialista – informa sobre a reformulação do evento com uma ampliação das atividades:

  • Sessão Virtual: 23 e 24.11.2021 - Início X WORKSPOT com apresentação de novos tutoriais virtuais;
  • Sessão Presencial: 27 a 30.11.2022 – Exibição técnica e continuidade das atividades do X WORKSPOT em formato presencial, em Foz do Iguaçu - PR.

Agenda 

 
    ________________________________________________

FIQUEM ATENTOS: Parte dos eventos que aconteceriam em 2020 foram adiados. As novas datas estão sendo divulgadas conforme definição do Comitê Técnico do CIGRE-Brasil.

AGENDA DE EVENTOS

EVENTOS 2021

CE B4 - Workshop e Tutorial Sistemas de HVDC no Brasil – Uma Realidade em Expansão  
NOVA DATA: Sessões 1 e 2 - 15 e 16 de setembro - EVENTO ON-LINE 
Sessões 3 e 4 - 21 e 22 de setembro - EVENTO ON-LINE

CE D2 - Webinar CIGRE Tech Talks - Segurança Cibernética
DATA10 de agosto EVENTO ON-LINE

CE D2 - Webinar CIGRE Tech Talks - Aplicações de Internet das Coisas (IoT) no Setor Elétrico
DATA05 de outubroEVENTO ON-LINE
 

CE B5 - XV STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle
NOVA DATA: 25 a 28 de outubro - Rio de Janeiro - RJ


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
DATA:
  23 e 24 de novembro - EVENTO ON-LINE

EVENTOS 2022

CE C1/C2/C3/C4/C5/C6 - XV SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica
NOVA DATA: 15 a 18 de março - Foz do Iguaçu - PR

CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA:  27 a 30 de novembro - Foz do Iguaçu - PR
___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA!  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil

Caro (a) Associado (a),


Continue fazendo parte da nossa rede de especialistas do Setor Elétrico Nacional e Internacional, renove a sua matrícula e confira as vantagens e os valores das anuidades em 2021.


Maiores informações acesse o site na aba Associação.

ACESSE O SITE

NOSSOS TIMES

Diretoria CIGRE-Brasil
Saulo José Nascimento Cisneiros
Diretor-Presidente
Iony Patriota de Siqueira
Diretor Técnico
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Antonio Simões Pires
Diretor Financeiro


Equipe CIGRE-Brasil

Departamento de Comunicação & Eventos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI

Departamento Administrativo & Financeiro
Claudia Santo
Gerente Administrativo & Financeiro
Verônica Santos
Secretaria e Gestão de Associados
Leandro Taranto
Financeiro


Conselho Editorial
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos


Direção de Arte / Diagramação
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos



Foto de Capa 

 Pixabay©

banco de imagens

CIGRE-Brasil
Praia do Flamengo 66, BL B
Salas 408 a 411
Rio de Janeiro - RJ - 22.210-903


caso você deseje remover seu cadastro de nossa lista, cancele o recebimento.

Denunciar abuso