Newsletter CIGRE-Brasil - Fevereiro/2021

Missão - Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.

Visão - Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, assim como, na articulação entre todos os seus agentes.

Valores - Competência Técnica, Ética, Transparência, Imparcialidade, Crescimento e Valorização dos Associados e Trabalho Voluntário com Profissionalismo.

PROATIVIDADE NA MUDANÇA

“Do que  serve o eterno criar

Se a criação de nada acabar?” (Johann Goethe – 1749 - 1832)

Abrimos o calendário de 2021 convidando nossos leitores a incorporarem a figura do alpinista e a enfrentarem a lei da inércia. De forma com que pudessem experienciar a grande força transformadora – a vontade - que nos move em direção a um objetivo de vida definido.

Ainda com a tônica de dar prosseguimento com a escalada da vida, apresentamos agora, no mês de fevereiro, o conceito de proatividade, para juntos pensarmos sobre o nosso papel no meio onde estamos inseridos. Dando assim continuidade com a série que teve seu despontar em 2020, com o intuito de refletirmos sobre o impacto dos acontecimentos desse ano atípico na sociedade mundial e que aflorou as questões que envolvem as relações humanas. Vamos lá?

O nascimento da ideia

A ideia de proatividade nasce por volta da 2ª guerra mundial. Nessa época existiu o psiquiatra Viktor E. Frankl que defendeu uma teoria que mais tarde foi a  base de uma terapia  - a logoterapia – a qual aborda que o ser humano com aquilo que possui na vida, com aquilo que lhe resta, passada toda a sorte de  adversidades, pode conjugar os fatores para a partir dali ser um homem útil e realizado. Assim, a ideia original de proatividade transbordava meramente o ambiente de trabalho. Ela englobava a vida em todas as suas esferas.

Assim como na nossa Newsletter de novembro, sobre o Feminino, onde levantamos como o conceito ao longo dos anos foi distorcido, nos dias atuais, o termo proatividade também passou por suas transformações. Nesse caso foi resumido ao âmbito corporativo passando a ser quase um sinônimo de produtividade. Atrelado ainda a uma oposição binária, a uma dupla atitude: 1) ser reativo – isto é, responder por aquilo que foi colocado como demanda pelos superiores e 2) ser proativo – antes que alguém fale ou até antes que outro perceba a necessidade da ação, o sujeito toma a inciativa. O que não deixa de ser parte da constituição da ideia – no entanto, é somente a ponta do iceberg.

Dos Clássicos aos Tempos Modernos – a arte que imita a vida

O filme mudo Tempos Modernos, produzido e atuado por Charles Chaplin, foi uma crítica ao modo de produção industrial implementado entre as décadas de 20 e 70, idealizado pelo empresário Henry Ford, com a fundação do sistema Fordismo – que consistia em uma linha de montagem, com uma padronização de processos onde cada trabalhador executava uma única função, com o  objetivo de uma produção em massa e custos menores. 

Aqui mais uma vez recorremos aos filósofos clássicos para embasarmos nossas reflexões. Aristóteles, em sua Arte Poética, valorizou a mimesis, do grego “imitação”, referindo-se à capacidade de a arte imitar a vida ou, mais a fundo, as coisas essenciais da vida que podem levar o homem a refletir e chegar à virtude.

A obra apesar de ter como pano de fundo os anos 30 pode ser considerada como atemporal. Isto porque ela pode ser aplicada à atualidade se pensarmos no nosso objeto de reflexão desta edição. Se considerarmos que a proatividade do corporativismo de hoje nem sempre implica com o levantamento de novas ideias, da criação de processos novos e mais eficientes – pelo contrário, está voltada à execução de tarefas isoladas sem muitas vezes saber como funciona o todo e sem ter o comprometimento com o mesmo. Como é ilustrado na película em questão, retratada pelo personagem Carlitos.

________

"Penso, logo existo" (René Descartes - 1.596 - 1.650)
________


Convocamos a todos a serem questionadores da realidade. Tal como nos apresenta a base do pensamento do filósofo racional, o francês René Descartes (1.596-1650), resumida na sua tão conhecida frase.

Seguindo essa linha de pensamento, de uma argumentação especulativa, o proativo é aquele que não pensa somente na demanda solicitada, mas também em formas de melhorar o processo, de duvidar que aquele instaurado é o único caminho - com a capacidade de visualizar outros mais eficientes e detentor da iniciativa em vestir a camisa daquela instituição e trabalhar com a imaginação, com a criatividade e com a inovação para tornar aquele procedimento mais eficaz. Empenha ali todo o seu entusiasmo em aperfeiçoar e não apenas o seu esforço em cumprir.

Não se trata de uma ideia tão simples de ser alcançada. Sua complexidade se deve ao fato de ser um conceito sistêmico - isto porque não depende apenas de uma parte da instituição.  Essa precisa ser orgânica e que todos estejam envolvidos nessa busca e que a troca de informações seja bastante viva naquele ambiente.

Exigência da mudança – rumo ao cume


A proatividade é uma exigência de mudança, que trabalha para a transformação do ser humano no sentido que ele assuma a sua responsabilidade dentro do todo, não podendo ter exceções na vida.

Existe algo na psique humana que reclama por nivelamento, por integridade, por coerência. A geração de um homem proativo, idealmente (mais uma vez nos referindo ao Plano das Ideias de Platão - 427-347 a.C.), exigiria uma mentalidade do todo – mais fraterna, mais global, com um compromisso real com a humanidade.

Mais uma vez deixamos aqui nossa intenção: o da composição de uma instituição em um  ambiente altamente orgânico, que considera os vários âmbitos que permeiam o setor elétrico - traduzido nos nossos 16 Comitês de Estudos (CEs), que discutem diferentes ramos, entre eles mercados de regulação, desempenho ambiental de sistemas, operação e por aí vai. Nossas realizações muitas vezes apresentam escopos com a transversalidades desses CEs, trazendo discussões que apresentam a conversa desses diferentes campos, além do fato de serem direcionados a um público amplo, como empresas, universidades e institutos de pesquisas, por exemplo.

Pegando o exemplo da história do CIGRE Internacional – Newsletter janeiro – podemos ver que o concebimento do mesmo foi um ato de duvidar, de não aceitar aquela realidade instaurada no pós-Primeira Guerra. Representantes começaram a se articular para que pudessem todos juntos criar uma entidade que trouxesse soluções para aquele momento de penúria que a sociedade europeia passava – postura essa que anos mais tarde foi a pedra fundamental para cunhar o termo proatividade, para mencionar novamente Viktor E. Frankl.

Já falamos aqui sobre crise x criatividade e como esta última é primordial para os momentos em que a vida clama por uma exigência de mudança para que picos mais altos possam ser alcançados.

Acreditamos que esse sistema de considerar todas as partes é o que vem permitindo a nossa longevidade. Não queremos que nossas atividades sejam desconexas de outros nichos da sociedade, como uma peça parafusada isoladamente em uma esteira de produção. Mas sim, queremos contribuir com a criação de um mundo novo, fazer aquilo que já vinha sendo feito, mas de forma inovadora. E que assim possa ser reverberado para as gerações futuras.

Estamos caminhando para o nosso meio século de vida vestindo a camisa da humanidade, afirmando cada vez mais o nosso compromisso com a nossa comunidade, criando cada vez mais o hábito psicológico de ver o processo por inteiro – com a finalidade de que nosso trabalho colaborativo possa reverberar para a eternidade.

Que venham 50+!

| Call for Papers - Session 2022

___________

Mensagem do Diretor Técnico - Iony Patriota de Siqueira - aos associados do CIGRE-Brasil
____________

Conforme já anunciado, a Sessão Bienal do CIGRE em 2022 será realizada de 28 de agosto a 02 de setembro, no Palais des Congrès, em Paris, França.

O CIGRE-Brasil convida os autores brasileiros a submeterem suas sinopses de artigos para esta sessão até sexta-feira, 19 de março de 2021. O modelos utilizados podem ser acessados aqui - onde constam arquivos em Word e PDF, junto com as instruções de preparação, call for paper e cronograma de etapas.

Como Funciona?

As propostas devem ser encaminhadas ao coordenador do Comitê de Estudos do CIGRE-Brasil, conforme o tema preferencial escolhido, que as avaliará e encaminhará ao Diretor Técnico, Iony Patriota de Siqueira, exclusivamente através do email [email protected].


Propostas recebidas na Diretoria Técnica além da data acima, ou que não sejam encaminhadas através de um coordenador de CE não serão processadas. Também não serão aceitas propostas encaminhadas pelo autor diretamente para o CIGRE Central Office, que as devolverá aos remetentes.

Caberá ao coordenador do CE avaliar a qualidade da proposta, antes de encaminhar à Diretoria Técnica do CIGRE-Brasil, verificando se ela está de acordo com as regras estabelecidas nos anexos, se possui um alto padrão técnico e ético, se não foi publicado em outros eventos, e se enquadra-se em um dos "Temas Preferenciais" da Sessão 2022 listados no anexo.

Regras similares serão seguidas quando da submissão dos artigos finais, após aceitação pelo CIGRE Central Office ecomunicação direta ao autor principal. Os artigos aceitos deverão ser enviados à Diretoria Técnica do CB até o dia 05 de Novembro de 2021, exclusivamente para o e-mail citado, pelos respectivos coordenadores de CE, após análise de conformidade aos requisitos acima.

Artigos recebidos na Diretoria do CIGRE-Brasil além desta data, ou que não sejam encaminhados através de um coordenador de CE não serão processados. Também não serão aceitos artigos encaminhados pelo autor diretamente para o CIGRE Central Office, que os devolverá aos remetentes.


| e-RIAC- Formato On-line em 2021!

O Comitê Executivo do RIAC - Ibero-American Regional Council - anuncia a realização em 2021 do e-RIAC: em formato on-line, da mesma forma como foi com a e-Session 2020, de Paris.

O encontro que tradicionalmente tem sua realização bianual, com a organização alternada entre Argentina, Brasil e Paraguai, na sua versão virtual vem com o tema Desafíos de la operación en la Región Iberoamericana. Una mirada postpandémica.

A programação proposta pela comissão pode ser conferida e maiores detalhes serão divulgados em breve. 

Participação Brasileira

O Comitê Nacional Brasileiro já confirmou a sua participação na programação com a indicação dos temas e palestrantes:

• Flexibilidade dos sistemas de potência: Paulo Gomes (CE C2)

• Impacto de DERs e veículos elétricos nos sistemas: Alexandre Rasi Aoki - (CE C6)

• Proteções e segurança de sistemas elétricos: Marco Antonio Macciola - (CE C5)

• Gestão inteligente de ativos: Josias Matos de Araujo - CIGRE-Brasil

• Impacto das Mudanças Climáticas nos sistemas elétricos: Flávia Serran - (CE C3)

___________

Um pouco sobre o evento e sua última edição

O ERIAC é um evento da Região Ibero-Americana do CIGRE-RIAC, realizado alternadamente a cada 2 anos pelos Comitês Nacionais do Brasil, da Argentina e do Paraguai. A região Ibero-Americana do CIGRE-RIAC é formada pelos Comitês Nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru, e Portugal, bem como por representantes do Uruguai e da República Dominicana.

O ERIAC sempre é uma grande oportunidade de acesso a novos conhecimentos, bem como a inovações tecnológicas, em um ambiente onde estão presentes os principais agentes do setor elétrico dos países que compõem a Ibero-América, os quais, em conjunto, mapeiam, as tendências da engenharia mundial, bem como disseminam conceitos, metodologias e tecnologias que certamente auxiliam às empresas do setor a vencer o desafio de produzir e transmitir energia elétrica com competitividade e de forma sustentável.

A última edição do encontro, o XVIII ERIAC foi realizado pelo Comitê Nacional Brasileiro, com a sempre parceria da Itaipu Binacional à frente da organização, no período de 19 a 23.05.2018, no Rafain Palace Hotel & Convention, na cidade brasileira de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.

| Participação Universitária

O alcance em vários âmbitos do conhecimento e do mercado no que tange o campo do setor elétrico tem sido o objetivo do CIGRE-Brasil desde a sua criação. Não é por menos a presença de um vasto público nas realizações da instituição abrangendo empresas, órgãos de regulação, planejamento e operação do sistema, consultoras, fabricantes,  centros de pesquisa e universidades.

Estas últimas têm tido uma atenção especial pelo corpo de voluntários da entidade, já que nelas se encontra o público-alvo de um projeto do CIGRE Internacional - o Next Generation Show Case - que consiste na fomentação de seleção de trabalhos dos Young Members (YM) - estimulando assim, a participação de estudantes e jovens profissionais nas atividades do CIGRE.

Contribuições brasileiras

O Comitê Nacional Brasileiro também vem cumprindo esse papel dentro dessa missão no sentido de se aproximar das universidades do país, com o intuito de  levar o conhecimento de seus profissionais voluntários.

É o caso da participação do nosso Diretor Técnico, Iony Patriota, na aula inaugural Tendências Tecnológicas do Setor Elétrico, proferida no curso de engenharia elétrica da PUC Minas, no dia 24.02.21, às 19 horas, tendo como referência o Green Book do CIGRE Electricity Supply Systems of the Future, em coautoria com o Prof. Nikos Hatziargyriou.

_________

Sobre o palestrante

Iony Patriota de Siqueira é Engenheiro Eletricista com mestrado em Pesquisa Operacional e doutorado em Processamento Energético, diretor técnico do CIGRE-Brasil - Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica e presidente da Tecnix Engenharia e Arquitetura. Detentor do Prêmio Brasil de Engenharia, e do Technical Committee Award do CIGRE por suas contribuições à engenharia, publicou quatro livros nas áreas de Engenharia, Gestão Industrial, Pesquisa Operacional e Redes de Infraestruturas Críticas.

| Premiação aos Cigreanos!

Mais destaques para a comunidade Cigreana em 2021!


Agora a notoriedade da vez é o Alexandre Soares Pinhel, engenheiro mecânico de Furnas e membro do nosso  Comitê de Estudos C4 - Desempenho de Sistemas Elétricos

Pinhel compartilhou com o CIGRE-Brasil, no Webinar Além do Whatt - Inovação e Cooperativismo, de setembro de 2020, em parceria com a Memória da Eletricidade, sobre sua atuação como voluntário de um projeto instituído em decorrência da pandemia do COVID-19 - é o caso da iniciativa da  - do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet, a qual consiste na reparação de ventiladores pulmonares.

Na ocasião sinalizou para uma carência de profissionais com essa habilidade. Hoje o projeto é tocado por especialistas voluntários de áreas diversas, sendo ele engenheiro mecânico, com experiência em manutenção, estabelecendo interface com uma equipe de  engenharia clínica, por exemplo. Com a atual demanda detectada, foi levantada a urgência de uma revisão tanto no nível técnico quanto no superior. Uma incorporação no curso de elétrica/eletrônica para que sejam formados profissionais com essa competência.

Como toda ação rende frutos, um dos que estão sendo colhidos por Alexandre é a sua nomeação como um dos finalistas no Prêmio Atitude Carioca 2020, na categoria Educação.


O CIGRE-Brasil se orgulha do seu quadro de profissionais voluntários, selecionados para conduzirem as atividades da entidade. É com esse perfil de integridade, cooperativismo e comprometimento com a sociedade que se releva o conceito da nossa instituição!

______________


Sobre o Evento

A Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro - CAERJ - completou 43 anos em 2020 e, para comemorar este marco, irá premiar as empresas e personalidades fluminenses que mais se destacaram em prol do desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro.

Em um cenário como esse se torna ainda mais especial e necessário celebrar as iniciativas nesse sentido e, por isso, a CAERJ se orgulha de poder realizar 6ª edição do Prêmio Atitude Carioca.

Acesse aqui e fique por dentro.

I PRORROGAÇÃO - Chamada de Trabalhos - XXVI SNPTEE

________________


Em função do panorama instaurado pela COVID-19, a 26ª edição será de 15 a 18 de maio de 2022. A capital carioca receberá a todos em mais um seminário para a disseminação do conhecimento e aperfeiçoamento do setor elétrico em seus aspectos técnicos, comerciais, regulatórios e de gestão.

________________

A Comissão Organizadora do XXVI SNPTEE anuncia a prorrogação da chamada de trabalhos do maior seminário do setor elétrico brasileiro!

Acesse o site e confira:

  • As instruções para submissão através do site, na aba  Área Técnica 
  • O cronograma técnico com as datas importantes
  • Prazo PRORROGADO até o dia 15.03.21


Envie seu resumo!

| Brochuras Técnicas

Mais um feito alcançado, fruto das atividades voluntárias dos profissionais qualificados dos Comitês de Estudos (CEs) do CIGRE-Brasil.


Dessa vez foi a Brochura Técnica Ésteres  Naturais Isolantes - Emissão de Diagnóstico de Defeitos Incipientes pela Análise Cromatográfica de Gases Dissolvidos (AGD) finalizada recentemente pelo CE D1 - Materiais e Tecnologias Emergentes.

A brochura foi o resultado de um grupo de trabalho - D1.03 -, que teve à frente a coordenadora do CE, Adriana de Castro Passos Martins. 

Sobre a criação e referências

Criado na ocasião para um estudo mais aprofundado sobre transformadores de potência isolados com ésteres naturais isolantes (ENI) - uma vez que se observou uma frequência cada vez maior de sua instalação, tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

No entanto, foi verificado uma pouca existência de procedimentos de manutenção preditiva definidos para diagnosticar defeitos incipientes ou falhas em equipamentos isolados com esses líquidos com aplicação da análise cromatográfica de gases dissolvidos (AGD).

Um documento técnico internacional publicado sobre esse assunto, o guia da IEEE (IEEE Std C57.155, 2014) serviu de apoio na elaboração desta brochura. Foi então elaborado um guia de análise cromatográfica para óleos vegetais isolantes - não publicado, por um outro grupo de trabalho do CE D1. No documento em questão constam informações gerais sobre a realização da análise cromatográfica, os gases gerados, os coeficientes de solubilidade e sobre o diagnóstico e interpretação de resultados.

Em 2010, foi publicada a Brochura do CIGRE número 443, elaborada pelo grupo de trabalho D1.32, sobre a aplicação da AGD a óleos isolantes não minerais, como ésteres naturais, ésteres sintéticos e silicone (Brochura CIGRE 443, 2010). Ambos os documentos também serviram de apoio na elaboração desta brochura.

Para conferir a brochura na íntegra, acesse o nosso site, disponibilizada para todos os associados do CIGRE-Brasil.

| Eventos 2021 - Workshops, Seminários e Encontros Periódicos

XV STPC - Caderno de Patrocínio - a 15ª edição do Seminário Técnico de Proteção e Controle já tem data marcada. Será mais um evento sediado pela capital carioca, promovido pelo Comitê de Estudos B5 - Proteção e Automação e com a organização da  Taesa - agora em NOVA DATA, de 25 a 28.10.21, no Hotel Windsor Barra.

A comissão organizadora convida a todos os parceiros para esse encontro com a divulgação do projeto de patrocínio e também informa que as inscrições estão abertas no site do evento

XVI EDAO - Nova data agendada- CIGRE-Brasil e Copel, como comissão organizadora, anunciam a NOVA DATA do encontro - 07 a 09 de junho de 2021. Com a novidade de que será no formato on-line, em adaptação à nova conjuntura.

A 16ª edição do Encontro para Debates de Assuntos de Operação, promovido pelo Comitê de Estudos C2 - Operação e Controle de Sistemas além de contar com palestras técnicas, aulas gravadas, anúncios e stands virtuais, está com duas boas novas: em janeiro teve o lançamento do seu caderno de patrocínio e agora, em fevereiro, a abertura das inscrições.  

Acompanhe e participe através do site do evento.

IX SMARS: Seminário adiado A nona edição do Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social no Setor Elétrico tem sua nova data confirmada para o período de  18 a 20 de maio de 2021, ainda na capital carioca, com a parceria da Elera Renováveis como Comissão Organizadora.

Assim como outros eventos da instituição, devido à conjuntura atual que envolve a propagação do COVID-19, por orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e diretrizes do Governo estadual do Rio de Janeiro e demais cidades, o evento teve sua data alterada.

____________


Mais novidades!

O seminário conta com mais novidades: será em formato On-Line e, mais uma vez, tem uma NOVA data de prorrogação do envio dos trabalhos - agora até o dia 05.03.21. As informações do cronograma e dos temas preferenciais, bem como a submissão dos trabalhos, podem ser realizados e conferidos no site do evento.

XV SEPOPE - O 2º semestre de 2021 vem com a retomada dos eventos promovidos pelo CIGRE-Brasil, dentre eles o tradicional SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão de Sistemas de Energia Elétrica.

Desde 1987, na ocasião da sua 1ª edição, o simpósio acontece a cada dois anos e se tornou um verdadeiro fórum internacional para discussões técnicas e científicas sobre o Planejamento da Operação de Sistemas de Energia Elétrica.

O encontro, agora em sua 15ª realização, tem data marcada: de 09 a 12.11.21, em Foz do Iguaçu. Desta vez com o Apoio e a sempre parceria na organização, da Itaipu Binacional, apresentando os assuntos preferenciais, sempre em sintonia com as questões relevantes e atuais no cenário dos sistemas internacionais de energia elétrica - todos com temas relacionados aos 06 Comitês de Estudo do Grupo de Sistemas do CIGRE:


C1 – Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia
C2 – Operação e Controle de Sistemas

C3 – Desempenho Ambiental de Sistema
C4 – Desempenho de Sistemas Elétricos
C5 – Mercados de Eletricidade e Regulação

C6 – Sistemas Ativos de Distribuição e Recursos Energéticos Distribuídos


Fiquem por dentro: maiores informações no site do evento, que estará no ar em breve.

X WORKSOT - A 10ª edição do  Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes, promovido pelo CIGRE-Brasil, através dos Comitês de Estudos A2, A3, B3 e D1, será realizado entre os dias 21 e 24 de novembro de 2021.

CIGRE-Brasil e Itaipu Binacional convidam a todos os seus associados e parceiros para reservarem estas datas na agenda para fazerem parte desse encontro em Foz do Iguaçu, cidade das maravilhosas Cataratas. Os espaços são limitados na exibição técnica - a EXPOWORKSPOT. Aproveitem as oportunidades oferecidas para apresentar sua empresa e produtos.

Fique atento!

A comissão técnica anuncia mais duas novidades para a 10ª edição:

  • NOVA prorrogação para submissão de resumos: 15.03.21
  • NOVO tema preferencial: Apresente seu artigo sobre suas experiências com os impactos da pandemia na operação, manutenção, logística, ensaios de aceitação, etc.

Confira demais informações, como o cronograma técnico e os temas preferenciais atualizados e demais detalhes no site do evento.

O nosso evento também pode ser conferido na edição mais recente da Electra - publicação técnica do CIGRE Internacional.

O workshop é uma promoção internacional do CIGRE-Brasil, que conta com a participação de especialistas de várias partes do mundo.


A publicação pode ser conferida na edição de outubro da revista. Acesse.

Agenda 

 
    ________________________________________________

FIQUEM ATENTOS: Parte dos eventos que aconteceriam em 2020 foram adiados. As novas datas estão sendo divulgadas conforme definição do Comitê Técnico do CIGRE-Brasil.

AGENDA DE EVENTOS

EVENTOS 2021


CE C6 - III SENCESF - Seminário Nacional CIGRE de Energia Solar Fotovoltaica
DATA PREVISTA  28 de abril - EVENTO ON-LINE

CE C3 - IX SMARS - Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico 
NOVA DATA!  18 a 20 de maio - EVENTO ON-LINE

CE B5 - Workshop e Curso sobre Medição Fasorial e suas Aplicações em Proteção e Controle

DATA PREVISTA 25 a 27 de maio - Rio de Janeiro - RJ 

CE C2 - XVI EDAO Encontro para Debates de Assuntos de Operação
NOVA DATA! 07 a 09 de junho - EVENTO ON-LINE

CE B4Workshop e Tutorial 2020 Sistemas de HVDC no Brasil – Uma Realidade em Expansão  

NOVA DATA! 15 e 16 de junho - Rio de Janeiro - RJ   

CB - II SINTRE  - Seminário Internacional de Transmissão de Energia Elétrica: Inovação, Regulação e Qualidade do Serviço Público 

NOVA DATA!  24 e 25 de junho - Brasília - DF


CE B5 - XV STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle
NOVA DATA! 25 a 28 de outubro - Rio de Janeiro - RJ

CE C1/C2/C4 - XV SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica

DATA PREVISTA 09 a 12 de novembro de 2021


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA!
  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA!  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil

Caro (a) Associado (a),


Continue fazendo parte da nossa rede de especialistas do Setor Elétrico Nacional e Internacional, renove a sua matrícula e confira as vantagens e os valores das anuidades em 2021.

Maiores informações acesse o site, na aba do menu Associados, opção Como se Associar.

IMPORTANTE: Estamos em fase de automatização dos nossos processos e neste ano temos uma novidade relativa à emissão dos boletos. Através de nossa nova ferramenta digital, o sistema SIG-CIGRE, é possível agilizar os serviços de cadastro de associados, eventos e financeiro, incluindo a emissão dos boletos referentes ao pagamento das anuidades. Sendo assim, a emissão deste documento é realizada através da plataforma IUGU, a qual se encontra integrada ao nosso sistema - vide imagem do novo boleto. 


| Anuidades 2021 - Valores Reajustados!

Como é do conhecimento de todos, a crise da COVID-19 impactou a economia o que refletiu na significativa alta do Euro, entre os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

Como é da prática do CIGRE-Brasil estabelecer uma relação de idoneidade e transparência com todos os seus associados, informamos que todo o valor arrecadado com as anuidades não é absorvido pela nossa instituição, mas sim transferido integralmente ao CIGRE-Paris, entidade a qual somos vinculados – e o que permite também a associação junto ao CIGRE Internacional.

Em decorrência do exposto, os valores das anuidades de 2021 precisaram ser reajustados, conforme divulgação a seguir.

A Diretoria Executiva e as equipes do CIGRE-Brasil com a compreensão de todos!


NOSSOS TIMES

Diretoria CIGRE-Brasil
Saulo José Nascimento Cisneiros
Diretor-Presidente
Iony Patriota de Siqueira
Diretor Técnico
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Antonio Simões Pires
Diretor Financeiro


Equipe CIGRE-Brasil

Departamento de Comunicação & Eventos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI

Departamento Administrativo & Financeiro
Claudia Santo
Gerente Administrativo & Financeiro
Verônica Santos
Secretaria e Gestão de Associados
Leandro Taranto
Financeiro


Conselho Editorial
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos


Direção de Arte / Diagramação
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos



Foto de Capa 

 Pixabay©

banco de imagens

CIGRE-Brasil
Praia do Flamengo 66, BL B
Salas 408 a 411
Rio de Janeiro - RJ - 22.210-903


caso você deseje remover seu cadastro de nossa lista, cancele o recebimento.

Denunciar abuso