Newsletter CIGRE-Brasil - Janeiro/2021

Missão - Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.

Visão - Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, assim como, na articulação entre todos os seus agentes.

Valores - Competência Técnica, Ética, Transparência, Imparcialidade, Crescimento e Valorização dos Associados e Trabalho Voluntário com Profissionalismo.


ROMPENDO COM A INÉRCIA

"Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade"

- Albert Einstein (1879 - 1955)

Projeto 2021

Todo início de ano somos contagiados por um sentimento de esperança. Aquela ideia de uma vida nova cheia de promessas e possibilidades presentes nas contagens regressivas que celebram um novo ciclo que está por vir.

E eis que chega 2021. Muito mais do que uma virada no nosso calendário gregoriano, o ano novo que se desponta vem carregado de um simbolismo profundo, com um projeto de renovação ansiado marcadamente pela sociedade mundial, dados os percalços enfrentados em 2020, pela crise sanitária da COVID-19.

 

Adversidade como mecanismo de renovação da vida

Nossa tônica tem sido chamar a atenção para um pensamento especulativo acerca dos acontecimentos pelos quais a humanidade vem passando. Porque mesmo que sejamos uma instituição que promova a disseminação de saberes técnicos é impossível desconsiderar o meio em que vivemos, bem como as transformações ocorridas nele e em suas relações.

Quase duas décadas após o início do novo século, 2020  pode ser considerado o ano mais marcante até então, sendo a disruptura personificada por assim dizer. Onde fomos obrigados a parar e a repensar para onde estávamos caminhando e com qual ritmo. Fomos convocados a rever quais as nossas prioridades. Tal como todas as adversidades que um dia enfrentadas foram objetos de compulsão no passado. Isto é, as dificuldades compeliram a todos em prol de uma movimentação em busca de mudanças verdadeiramente sólidas, deixando de lado os seus alicerces de areia, reestrurando as relações e os diversos campos de conhecimento – educação, saúde, tecnologia, economia e dentre outros.

E como transpor barreiras para essa tão almejada renovação? Bem, sabemos que a verdade é multifacetada, podendo ser seguida por diferentes rotas. Mas como nossa linha de pensamento tem sido o acervo dos nossos grandes pensadores, inventores e polímatas, sugerimos a vontade como a chave para alcançar este fim – para mencionar o nosso gênio da física que abre o nosso editorial de janeiro.


A vontade e o seu poder transformador

O ano começou e continuamos na linha dos grandes nomes da humanidade como nossos pilares para nossas reflexões. Isto porque temos o intuito de provocar uma investigação por soluções ou entendimentos para as problemáticas que as situações de crise têm nos apresentado. Já trouxemos os conceitos de criatividade, da importância do equilíbrio entre masculino x feminino (mundo dual), bem como a necessidade de ascender o novo através da interação entre desconstruir x construir.

Nesta edição de janeiro é a vez de levantar a noção de vontade e apresentá-la atrelada a um conceito de mecânica, para falar em uma linguagem mais familiarizada com a do CIGRE. Apelando, desta forma, novamente para mais outros gênios que a história nos presenteia: no caso, nos referimos à Lei da Inércia, descoberta por Galileu Galilei (1564-1642) e que teve a sua formulação final por Isaac Newton (1643-1727).


“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.” (Primeira Lei de Newton – Lei da Inércia)

Vontade seria então uma dessas forças externas que rompem com a inércia, em conjunto com a adversidade, claro. Aqui, mais uma vez citamos um de nossos editoriais anteriores, o de novembro -  sinalizando para aquela importância do mundo dual, que se complementa, cada um com suas idiossincrasias, mas totalmente complementares. É a subjetividade da vontade atuando no mundo material,  em uma lei da física – esta, no nosso contexto, correspondente à nossa trajetória, até então contínua, mas que tem suas bases afetadas pela adversidade.

É a vida apontando para a necessidade de uma renovação, para a urgência de subir mais um degrau na escalada da evolução.

RENOVAR: do latim renŏvo,as,āvi,ātum,āre 'renovar, reparar'


O alpinista

Estamos em um momento crucial da história da humanidade onde temos de fazer valer essas forças que são inerentes à nossa natureza. Queremos atentar que a vontade faz parte da constituição do ser humano como se fosse corpo físico ou emocional – vai muito além, portanto, da resignificação moderna, que traz uma conotação de desejo.

No texto de dezembro convidamos para o despertar do artista que existe em nós para fazer florescer as habilidades criativas, para a construção de novas territorialidades, de uma concepção de um mundo novo.

Já no alvorecer deste ano convocamos a todos a incorporar a figura do alpinista, que decide qual o seu objetivo - que é o cume da montanha, sempre seguindo o ritmo da perseverança - sem pressa, sem pausa - e da constância - lembrando o porquê das suas ações, sem cair na mecanicidade.

O nosso propósito deve ser único e não podemos ter dúvida com relação a ele. As indagações que nos surgem ao longo do trajeto são muito bem-vindas no que diz respeito aos meios – naqueles  momentos em que temos que parar e analisar qual é a melhor via ou ainda quando passamos por uma adversidade e precisamos enxergar uma oportunidade. Caso contrário, se nos deixarmos levar pelo sofisma da dúvida, corremos o risco de  paralisarmos e cairmos no abismo.

Nosso papel

O argumento para toda essa contextualização é reforçar o quão nos é cara a nossa missão, enquanto uma instituição sem fins lucrativos – que prima pela pesquisa e desenvolvimento visando a contribuição para uma sociedade com mais comodidades, sempre considerando as virtudes, para uma busca mais equilibrada e alinhada com o que há de positivo.

E o ano de 2021 veio para aflorar ainda mais este nosso intento. Isto porque completaremos meio século de existência, onde cada vez mais a responsabilidade se manifesta vigorosamente. A exemplo da nossa matriz, o CIGRE Internacional, que atingirá um século de vida, também este ano.

Como poderá ser visto mais à frente nesta newsletter, sua criação se deu em um tempo histórico de grandes conturbações política e socioeconômicas, tendo como pano de fundo o pós-guerra. Sua fundação foi primordial para promover uma restauração de uma sociedade que estava correndo em diretriz oposta a tudo o que colocamos aqui – em vez de alçar voos, seguindo o curso natural de toda evolução, estava em declínio.

Desta forma, todo nosso empenho, ao longo destes 50 anos, tem sido em vista de conseguirmos ser um protótipo do meio em que estamos inseridos – do setor elétrico. Queremos ser essa ideia primordial de instituição, esse esboço da realidade, tal como as formas ideais da Teoria das Ideias de Platão (427-347 a.C) .

Almejamos ousar no plano da imaginação, viver além da função de nós mesmos - isto é, fazer história, através da vontade, que sintetiza potências humanas e as canaliza numa única direção. Focando lá no horizonte em ser uma entidade que transmite com entusiasmo, onde nos realizamos fazendo feitos grandes, maiores do que nosso próprio interesse, sempre em prol do coletivo.

Convidamos todos, então, a desbravar esta escalada que se chama vida - com vontade lúcida e perturbadora, sempre ascendente ao nosso alvo. Você já sabe qual é o seu?

Boa leitura!

| Centenário do CIGRE Internacional

Um projeto de renovação é a tônica que carrega esse novo ano que se desponta. Seguindo a linha do nosso editorial sobre a vontade e a força que impulsiona o poder de transformação, convidamos a todos a revisitar o passado, mais precisamente há um século.

Às vésperas de completar cem anos de existência o CIGRE se depara com um panorama histórico bem próximo do atual, no que se concerne a um contexto de incertezas. A narrativa quase que se repete,  quando o mundo também lutava contra uma pandemia e tentava se reerguer diante do cenário de crise instaurado. Na ocasião, a pandemia era da gripe espanhola, e, somado a esse clima de recessão, as nações europeias também se recuperavam dos danos causados pela Primeira Guerra Mundial.

Setor Elétrico no pós-Primeira Guerra

A situação econômica no período pós-Primeira Guerra Mundial estendeu seus reflexos para o campo do setor elétrico em 1920-1921. O desenvolvimento da transmissão de energia estava voltado para reduzir a escassez local e, na Europa Ocidental, os anos de 1920 e 1921 foram excepcionalmente secos, de modo que o abastecimento de várias regiões hidráulicas foi severamente afetado. Aliada a essa conjuntura estava a predominância da escassez de equipamentos e instalações, ou até mesmo de energia. Muitas centrais elétricas locais foram danificadas ou destruídas durante a guerra ou ficaram inoperantes devido à falta de manutenção.

Diante dessas adversidades foi, enfim, identificada a necessidade de uma abordagem resolutamente sistêmica dos sistemas de poder vigentes, seu desenvolvimento tecnológico e sua economia, no sentido original do termo - o que seria a criação de uma nova organização para estudar a transmissão elétrica a ser inserida no contexto de uma nova governança econômica e tecnológica.


A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)

A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) - criada em 1906 e com objetivos claramente definidos - tinha um papel específico a desempenhar, mas muitos acreditavam que uma organização diferente, mais claramente sobre transmissão elétrica, era necessária, mas complementar à IEC. 

Assim, em 1921, o desejo era desenvolver uma comunidade experiente e profissional lidando com redes e sistemas como um todo. A nova organização deveria incluir aspectos industriais, empresariais e econômicos, bem como as repercussões socioculturais da expansão da eletricidade.


O nascimento do CIGRE - Congresso Internacional de Paris - novembro de 1921 

Os contatos estabelecidos em vários países confirmaram estes objetivos e conduziram à organização da primeira conferência em Paris no Outono de 1921. Esta reunião foi considerada a conferência inaugural de uma nova organização internacional de engenharia elétrica denominada Conférence Internationale des Grands Électriques à Haute Tension - Conferência Internacional sobre Grandes Sistemas Elétricos de Alta Tensão (CIGRE).

Todos os técnicos de relevância atuação em energia elétrica dos países participantes estiveram presentes no Congresso de Paris. Eles representavam a "elite" dos engenheiros eletricistas do mundo.

________

A "elite" do engenheiros eletricistas do mundo no Conferência Internacional sobre Grandes Sistemas Elétricos de Alta Tensão (CIGRE), em novembro de 1921.

________

As delegações de 11 países marcaram presença como: Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Japão, Noruega, Holanda, Suécia e Suíça. Sendo 231 engenheiros e técnicos eletricistas de alta tensão, 167 da França e 64 participantes das demais nações. Todos reunidos de 21 a 28 de novembro de 1921, na 7 Rue de Madrid, onde então se localizava a sede da USE (Sindicato de Eletricidade). 

Nascia então o CIGRE Internacional sob os auspícios do IEC, com a adoção de línguas desde a sua criação: o inglês e o francês.

As relações vitais entre o CIGRE e a IEC foram então oficialmente definidas pela resolução (ao lado) no final da então Sessão de fundação, realizada em novembro de 1921, na capital francesa.

CIGRE: Considerando que o seu trabalho é de uma natureza que fornece indicações muito interessantes e úteis à Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) para o seu trabalho de normalização e para facilitar este trabalho, pede ao Secretário-Geral da Conferência que transmita o resultado dos seus trabalhos ao IEC ”.

Com este “clube” de pioneiros, o CIGRE teve como objetivo proporcionar um ambiente internacional para a discussão e o estudo das questões técnicas relativas à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e para divulgar os avanços feitos por especialistas de todo o mundo nestas áreas.


2021 - Ano de Comemoração

No início deste artigo chamamos a atenção para a simbologia trazida pelo ano de 2021, com o seu projeto de renovação. E para o CIGRE este significado aparece com um peso ainda maior, dada a celebração do seu centenário.


São 100 anos de história atravessando as mais diversas problemáticas enfrentadas pela humanidade, incluindo duas Gerras Mundiais. Todos momentos onde a adversidade obrigou a repensar o direcionamento, o ritmo e as prioridades.

O ano de seu centenário veio com essa proposta: de clamar por uma renovação, de alertar para aquilo que foi a base de sua criação -  o seu concebimento foi com o intuito de trazer avanços afim de reparar um cenário socioeconômico defasado. Tal como nos traz o significado da etimologia "renovação", do latim renovatio = ato de se modificar para melhor; renovamento.

O Comitê Nacional Brasileiro, um dos mais de 80 países que congrega com essa iniciativa internacional, celebra com muito orgulho mais um ciclo desta instituição -  que tem suas raízes naquilo que já falamos em edições anteriores das nossas newsletters - no comprometimento com os três COs: colaboração, compartilhamento e cooperação. 

Que sigamos, dessa forma, entoando o nosso melhor bordão: sejamos, todos juntos, uma pontencialidade de transformação.

Ao CIGRE Internacional - Bonne Année!


_____________

Acesse o artigo original, na íntegra, da história do CIGRE Internacional.

I SESSION 2022

O CIGRE Internacional já lançou o Call for Papers para Session 2022!

A Comissão de Paris informa que os prazos já estabelecidos (tabela abaixo) devem ser considerados, pois não haverá prorrogação.

Os autores brasileiros deverão enviar os resumos e artigos ao Comitê de Estudos a qual pertencem. O contato deverá ser feito com os respectivos coordenadores, para maiores informações.


Confira o site para acesso aos temas preferenciais e modelos dos resumos e artigos.


| XXVI SNPTEE - Já é uma realidade!

O ano novo chegou com boas novas e quentes, tal como o mês que celebra o início do calendário.


Estamos falando do nosso carro-chefe que já está a todo vapor. É o caso da nossa maior realização, que deu vida à instituição, lá nos primórdios da  sua criação, em 1971: o SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.

Adiamento - Pandemia COVID-19

Dessa vez a  26ª edição do maior seminário e mais tradicional evento do setor elétrico brasileiro acontecerá na nossa casa, na na capital carioca, de 15 a 18 de maio de 2022, no Riocentro.

Realizado a cada dois anos ímpares, o XXVI SNPTEE aconteceria em 2021, ano que soleniza o nosso cinquentenário. Mas diante do cenário gerado pela pandemia da COVID-19, além de todos os eventos do nosso calendário terem sido deslocados, com o intuito de priorizar a segurança de todos, o seminário foi reagendado para 2022.


Furnas - Entidade Coordenadora

Sendo o papel de entidade coordenadora alternado entre as maiores empresas do setor, a realização de 2022 terá Furnas no comando do encontro.

A comissão organizadora divulgou no dia 11.01.21 o início do período para submissão dos resumos de trabalhos (Call for Papers) a serem apresentados ncomeçou. Os autores podem se informar sobre o processo no site do evento, na aba da área técnica.


Fiquem atentos para mais informações no próprio site.

_______________

| Retorno em Grande Estilo
Iony Patriota - Diretor Técnico do CIGRE-Brasil


Além das transformações sociais provocadas pela recente pandemia do Covid-19, este século ficará marcado definitivamente pelo movimento mundial em direção às tecnologias limpas, renováveis e distribuídas, integradas. Além disso, à socialização de toda a cadeia logística da energia elétrica, nos aspectos técnicos, econômicos e socioambientais.

Muitos entraves precisam ser equacionados e resolvidos antes que estas tecnologias se transformem em benefícios à sociedade. 

Entre eles constam os serviços ancilares, a operação independente da distribuição, o monitoramento e controle de demanda, a geração volátil e distribuída, a expansão do mercado livre, além do monitoramento e controle da inércia natural do Sistema Integrado Nacional (SIN).


Para discutir estas transformações, o Comitê Técnico do XXVI SNPTEE atualizou o escopo dos tradicionais Grupos de Estudo, incluindo os temas contemporâneos e prospectivos relacionados à energia elétrica, em uma visão ponta a ponta (end-to-end) adotada pelo CIGRE. Isto inclui as tecnologias de geração, transmissão, distribuição e consumo; os aspectos sistêmicos; as tecnologias secundárias e transversais de materiais, proteção, medição, controle, informação e telecomunicações; os aspectos de mercado, planejamento, regulação, socioambientais e empresariais. Um novo grupo de estudos foi criado, dedicado aos Recursos Energéticos Distribuídos (RED), ampliando o escopo anterior do Grupo de Estudo de Geração Eólica, Solar e Armazenamento (GES), para tratar recursos energéticos dispersos geograficamente. Isto inclui Geração Eólica, Solar Fotovoltaica, a Hidrogênio, mini e micro geração distribuída (exceto térmica e hidráulica), armazenamento (exceto hidráulico), mobilidade elétrica, micro e nano grids.

Para discussão de todos estes temas, Furnas e o CIGRE-Brasil convidam os profissionais do setor elétrico a submeterem seus resumos de artigos ao grupo de estudo que melhor se relacione com suas experiências, aproveitando a excelente oportunidade de divulgação e aprendizado mútuo, contribuindo para o intercâmbio de conhecimento no maior evento técnico do Brasil sobre sistemas elétricos. Nesse XXVI SNPTEE haverá também espaços dedicados para apresentações de jovens profissionais, dentro do Next Gegeration Network Showcase (NGNS).

A bela cidade do Rio de Janeiro, berço do CIGRE-Brasil, nos espera. Em nome da Comissão Técnica, desejo bons trabalhos a todos. As inscrições e submissao de artigos já podem ser realizadas no site do XXVI SNPTEE.

| Mercados de Energia e Regulação discute perspectivas para 2021

A 1a reunião do ano, do  Comitê de Estudos C5 (CE C5) – Mercados de Energia e Regulação do CIGRE-Brasil, realizada no dia 27 de janeiro, marcou o reencontro virtual do grupo de profissionais do setor de energia elétrica dedicado a estudar estruturas de mercados, formação de preços, gestão de riscos, entre outros temas correlatos. Hoje com 61 membros, sendo 37 deles regulares, 23 observadores e 1 correspondente, o evento contou com participação expressiva, de cerca de 50 pessoas, para o planejamento das atividades a serem realizadas em 2021.

Na foto, em sentido horário, um aparte dos participantes da reunião: João Carlos, Carla Damasceno, Afonso Henriques, Andre Mustafá, Evelina Neves, Cyro Boccuzzi, Fabiano Fuga, Cris Andrade, Alexandre Viana, Patricio Hansen, Fernando Almeida Prado, Rosana Torino, Carlos Dornellas, Iony Siqueira, Guilherme Massignan, Marcos Leone, Camila Capobianco, Eduardo Ellery, Jovanio Santos e  Fabiola Sena.

João Carlos Mello e Carlos Dornellas, coordenador e secretário do CE C5, respectivamente, e o diretor técnico do CIGRE-Brasil, Iony Siqueira, apresentaram os objetivos do CIGRE e os desafios enfrentados no último ano – especialmente o adiamento ou cancelamento de eventos presenciais. 

Apresentação (abaixo), do Diretor Técnico do CIGRE-Brasil, Iony Siqueira.

Os participantes foram estimulados a se associarem e a participarem ativamente dos Grupos Técnicos em andamento e também a criar novos grupos. A diretora de Assuntos Corporativos da entidade, Carla Damasceno, parabenizou as mulheres participantes do C5 e informou que o CIGRE Internacional vem trabalhando para fomentar a participação feminina – o que já vem sendo feito no Comitê Nacional Brasileiro. E reiterou a importância da associação dos participantes ao CIGRE-Brasil.

O encontro contou com a apresentação do projeto de Pesquisa & Desenvolvimento “IRIS” – Integração de Renováveis Intermitentes, realizada por pelo Prof. Fernando de Almeida Prado (USP) e por Marcos Leone (Venidera). Alexandre Viana (Thymos Energia) apresentou os tópicos mais relevantes para a abertura integral do mercado de energia. Carlos Dornellas falou sobre sistemas de armazenamento e estimulou os presentes a participarem de um grupo de trabalho sobre o tema, que está sendo criado. Evelina Neves (ONS) apresentou a evolução dos projetos de resposta da demanda e comentou o trabalho do subgrupo dedicado ao tema no C5, que vem produzindo material técnico para dar apoio ao GT Modernização do Ministério de Minas e Emergia (MME) e à Aneel. O coordenador, João Carlos Mello, também realizou uma apresentação sobre mercado de capacidade, uma experiência já consagrada em países com mercados mais maduros e que está começando a ser estruturado no Brasil.

O CIGRE-Brasil parabeniza o desenvolvimento dos trabalhos e empenho dos membros do CE-C5.

I CIGRE Science & Engineering - Representação Feminina Brasileira

2021 chegou já com um brinde de honras ao CIGRE-Brasil.


Isso porque duas voluntárias da instituição brasileira foram agraciadas com a publicação de seu artigo sobre energia eólica no Cigre Science and Engineering (CSE).

Patrícia Teixeira Leite Asano e sua aluna, Juliana Gutierrez Motta, da Universidade Federal do ABC (UFABC,) não só são destaques nas atividades do Comitê Nacional Brasileiro, como também são atuantes no Fórum de Mulheres do CIGRE-Brasil.

Uma iniciativa na qual o Brasil se afiliou ao Comitê Internacional, com o intuito de uma busca por uma maior participação feminina no setor elétrico, sem deixar de lado o principal objetivo: a integração de ambos os gêneros.


Ambas submeteram o artigo para compor a próxima edição da publicação técnica bimestral do CIGRE Internacional - a revista Electra.


Devido ao seu complexo conteúdo técnico, de acordo com a comissão avaliadora de Paris, foi considerada a publicação no CSE - um jornal eletrônico aberto, disponível para download gratuito a todos, com três edições por ano, nos meses de fevereiro, junho e outubro.

A Equipe do Editorial do CSE aceita apenas artigos de alta qualidade que são rigorosamente revisados por pares pelos maiores especialistas do mundo, sendo estes os Presidentes dos 16 Comitês de Estudo do CIGRE.

I Um pouco mais sobre as autoras

Patrícia Teixeira Leite Asano Membro do Comitê de Estudos C5 - Mercados de Eletricidade e Regulação

Engenheira Eletricista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre e Doutora em engenharia elétrica na USP – São Carlos. Professora associada da Universidade Federal do ABC (UFABC), coordenadora do Laboratório de Tecnologias e Soluções Bioinspiradas (LabBITS). Experiência em Engenharia Elétrica com ênfase em Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Potência e Inteligência Artificial.

Confira a entrevista com a Patrícia realizada na nossa newsletter de maio de 2019.

_______

J
uliana Gutierrez Motta -
Formada em  Engenharia Ambiental e Urbana e também em Engenharia de Energia, ambas pela Universidade Federal do ABC.

Confira mais da trajetória dessa engenheira com um curriculum interdisciplinar e  que sempre apresentou interesse por questões de sustentabilidade - acesse a edição de agosto de 2019 da nossa newsletter.

I Future Connections - Representação Brasileira

Além das publicações técnicas virtuais do CIGRE Science & Engineering (CSE), o CIGRE possui também o Future Connections.

CSE é um periódico publicado três vezes por ano (fevereiro, junho e outubro) desde 2015. Seu objetivo principal é fornecer aos leitores menos técnicos uma visão mais ampla dos trabalhos desenvolvidos pelo CIGRE.

Já o Future Connections é um novo boletim informativo encaminhado por email, focando as atividades técnicas de todo o mundo do CIGRE que se relacionam com inovações, novas tecnologias e desafios emergentes do sistema de energia.Sua finalidade é ressaltar a rede ponta a ponta do futuro e seus impactos nas operações e negócios.

Representação Brasileira Comitê de Estudos B5 - Proteção e Automação

Já não é de hoje que notoriedade tem sido uma das qualidades predominantes entre os nossos associados, inclusive no que diz respeito às suas atuações no exterior.

Frequentemente o nosso Conselho Editorial publica reconhecimentos concedidos a empresas e aos profissionais que fazem parte das atividades voluntárias do CIGRE-Brasil - com o intuito de prestigiá-los e demonstrar a todos os demais as contribuições que nosso país proporciona para o desenvolvimento do setor elétrico nacional e internacional.

É o caso da articipação do Pablo Humeres Flores, em sua recente publicação no Future Connections.

O boletim em questão contou com   o artigo Busbar Protection Considerations When Using IEC 61850 Process Bus.

Pablo coordena o Working Group internacional que leva o mesmo nome do referido artigo, representando o Brasil do atuante Comitê de Estudos B5 - Proteção e Automação.

O projeto do WG B5.74 foi iniciado por SC B5 durante a reunião virtual SC B5, na ocasião da e-Session 2020.

Confira o artigo na íntegra, publicado em conjunto com a coordenadora do SC B5 (internacional), Rannveig S. J. Loken.

iconSAVE THE DATE


09 a 12 de novembro de 2021

Foz do Iguaçu – PR


O 2º semestre de 2021 vem com a retomada dos eventos promovidos pelo CIGRE-Brasil, dentre eles o tradicional SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão de Sistemas de Energia Elétrica.

Desde 1987, na ocasião da sua 1ª edição, o simpósio acontece a cada dois anos e se tornou um verdadeiro fórum internacional para discussões técnicas e científicas sobre o Planejamento da Operação de Sistemas de Energia Elétrica.

O encontro, agora em sua 15ª realização, conta com o Apoio na organização da Itaipu Binacional, apresentando os assuntos preferenciais, sempre em sintonia com as questões relevantes e atuais no cenário dos sistemas internacionais de energia elétrica - todos com temas relacionados aos 06 Comitês de Estudo do Grupo de Sistemas do CIGRE:

C1 – Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia
C2 – Operação e Controle de Sistemas

C3 – Desempenho Ambiental de Sistema
C4 – Desempenho de Sistemas Elétricos
C5 – Mercados de Eletricidade e Regulação

C6 – Sistemas Ativos de Distribuição e Recursos Energéticos Distribuídos


Fiquem por dentro: maiores informações no site do evento, que estará no ar em breve.

| Eventos Adiados

XV STPC - Caderno de Patrocínio - a 15ª edição do Seminário Técnico de Proteção e Controle já tem data marcada. Será mais um evento sediado pela capital carioca, promovido pelo Comitê de Estudos B5 - Proteção e Automação e com a organização da  Taesa - agora em NOVA DATA, de 25 a 28.10.21, no Hotel Windsor Barra.

A comissão organizadora convida a todos os parceiros para esse encontro com a divulgação do projeto de patrocínio e também informa que as inscrições estão abertas no site do evento

XVI EDAO - Nova data agendada- CIGRE-Brasil e Copel, como comissão organizadora, anunciam a NOVA DATA do encontro - 07 a 09 de junho de 2021. Com a novidade de que será   no formato online, em adaptação à nova conjuntura.

A 16ª edição do  Encontro para Debates de Assuntos de Operação, promovido pelo   Comitê de Estudos C2 - Operação e Controle de Sistemas-  contará com palestras técnicas, aulas gravadas, anúncios e stands virtuais e teve em janeiro o lançamento do seu caderno de patrocínio.  Acesse e confira as oportunidades de participação .

Para mais detalhes do encontro, acompanhe através do respectivo  site do evento.

IX SMARS: Seminário adiado - A nona edição do Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social no Setor Elétrico tem sua nova data confirmada para o período de  18 a 20 de maio de 2021, ainda na capital carioca, com a parceria da Brookfield, como Comissão Organizadora.

Assim como outros eventos da instituição, devido à conjuntura atual que envolve a propagação do COVID-19, por orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e diretrizes do Governo estadual do Rio de Janeiro e demais cidades, o evento precisou ser adiado para o próximo ano.

O seminário lançou em 27.01.20 a sua primeira chamada de trabalhos e anunciou a nova data de prorrogação do seu envio - até o dia 22.02.21. As informações do cronograma e dos temas preferenciais, bem como a submissão dos trabalhos, podem ser realizados e conferidos no site do evento.

X WORKSOT - A 10ª edição do  Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes, promovido pelo CIGRE-Brasil, através dos Comitês de Estudos A2, A3, B3 e D1, será realizado entre os dias 21 e 24 de novembro de 2021.

CIGRE-Brasil e Itaipu Binacional convidam a todos os seus associados e parceiros para reservarem estas datas na agenda para fazerem parte desse encontro em Foz do Iguaçu, cidade das maravilhosas Cataratas. Os espaços são limitados na exibição técnica - a EXPOWORKSPOT. Aproveitem as oportunidades oferecidas para apresentar sua empresa e produtos.

O cronograma técnico e os temas preferenciais atualizados estão disponíveis e a chamada de resumos vao até o dia 12.02.2021. Confira demais informações e detalhes no site do evento.

O nosso evento também pode ser conferido na edição mais recente da Electra - publicação técnica do CIGRE Internacional.

O Workspot é uma promoção internacional do CIGRE-Brasil, que conta com a participação de especialistas de várias partes do mundo.


A publicação pode ser conferida na edição de outubro da revista. Acesse.

Agenda 

 
    ________________________________________________

FIQUEM ATENTOS: Parte dos eventos que aconteceriam em 2020 foram adiados. As novas datas estão sendo divulgadas conforme definição do Comitê Técnico do CIGRE-Brasil.


AGENDA DE EVENTOS


FIQUEM ATENTOS: Parte dos eventos que aconteceriam em 2020 foram adiados. As novas datas estão sendo divulgadas conforme definição do Comitê Técnico do CIGRE-Brasil.

                          _________________________________________

              

EVENTOS 2021


CE C6 - III SENCESF - Seminário Nacional CIGRE de Energia Solar Fotovoltaica
DATA PREVISTA  28 de abril - EVENTO ONLINE

CE C3 - IX SMARS - Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico 
NOVA DATA!  18 a 20 de maio - Rio de Janeiro - RJ
 

CE B5 - Workshop e Curso sobre Medição Fasorial e suas Aplicações em Proteção e Controle

DATA PREVISTA 25 a 27 de maio - Rio de Janeiro - RJ 

CE C2 - XVI EDAO Encontro para Debates de Assuntos de Operação
NOVA DATA! 07 a 09 de junho - EVENTO ONLINE

CE B4Workshop e Tutorial 2020 Sistemas de HVDC no Brasil – Uma Realidade em Expansão  

NOVA DATA! 15 e 16 de junho - Rio de Janeiro - RJ   

CB - II SINTRE  - Seminário Internacional de Transmissão de Energia Elétrica: Inovação, Regulação e Qualidade do Serviço Público 

NOVA DATA!  24 e 25 de junho - Brasília - DF


CE B5 - XV STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle
NOVA DATA! 25 a 28 de outubro - Rio de Janeiro - RJ

CE C1/C2/C4 - XV SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica

DATA PREVISTA 09 a 12 de novembro de 2021


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA!
  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA!  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil

Caro (a) Associado (a),


Continue fazendo parte da nossa rede de especialistas do Setor Elétrico Nacional e Internacional, renove a sua matrícula e confira as vantagens e os valores das anuidades em 2021.

Maiores informações acesse o site, na aba do menu Associados, opção Como se Associar.

IMPORTANTE: Estamos em fase de automatização dos nossos processos e neste ano temos uma novidade relativa à emissão dos boletos. Através de nossa nova ferramenta digital, o sistema SIG-CIGRE, é possível agilizar os serviços de cadastro de associados, eventos e financeiro, incluindo a emissão dos boletos referentes ao pagamento das anuidades. Sendo assim, a emissão deste documento é realizada através da plataforma IUGU, a qual se encontra integrada ao nosso sistema - vide imagem do novo boleto. 


| Anuidades 2021 - Valores Reajustados em Janeiro!


Como é do conhecimento de todos, a crise da COVID-19 impactou a economia o que refletiu na significativa alta do Euro, entre os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

Como é da prática do CIGRE-Brasil estabelecer uma relação de idoneidade e transparência com todos os seus associados, informamos que todo o valor arrecadado com as anuidades não é absorvido pela nossa instituição, mas sim transferido integralmente ao CIGRE-Paris, entidade a qual somos vinculados – e o que permite também a associação junto ao CIGRE Internacional.

Em decorrência do exposto, os valores das anuidades de 2021 precisaram ser reajustados, conforme divulgação a seguir.

A Diretoria Executiva e as equipes do CIGRE-Brasil com a compreensão de todos!


NOSSOS TIMES

Diretoria CIGRE-Brasil
Saulo José Nascimento Cisneiros
Diretor-Presidente
Iony Patriota de Siqueira
Diretor Técnico
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Antonio Simões Pires
Diretor Financeiro


Equipe CIGRE-Brasil

Departamento de Comunicação & Eventos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI

Departamento Administrativo & Financeiro
Claudia Santo
Gerente Administrativo & Financeiro
Verônica Santos
Secretaria e Gestão de Associados
Leandro Taranto
Financeiro


Conselho Editorial
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos


Direção de Arte / Diagramação
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos



Foto de Capa 

 Pixabay©

banco de imagens

CIGRE-Brasil
Praia do Flamengo 66, BL B
Salas 408 a 411
Rio de Janeiro - RJ - 22.210-903


caso você deseje remover seu cadastro de nossa lista, cancele o recebimento.

Denunciar abuso