Newsletter CIGRE-Brasil - Dezembro/2020

Missão - Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.

Visão - Ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na produção e na gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, assim como, na articulação entre todos os seus agentes.

Valores - Competência Técnica, Ética, Transparência, Imparcialidade, Crescimento e Valorização dos Associados e Trabalho Voluntário com Profissionalismo.

O DESPERTAR – DESCONSTRUIR PARA CRIAR

"O dizer sim à vida, mesmo em seus problemas mais duros (...); a vontade de vida, alegrando-se da própria inesgotabilidade no sacrifício de seus mais elevados tipos – a isso chamei dionisíaco (...)”

Nietzsche (1844-1900), Crepúsculo dos Ídolos, O que devo aos antigos, § 5


Um pouco de retrospectiva

Não é de hoje que sempre tivemos em nosso imaginário um futuro bem diferente das nossas referências. Tal como a coleção de filmes existentes que tratam do avanço na tecnologia e na ciência, trazendo novas ideias e paradigmas da sociedade – interferindo, dessa maneira, nas formas de nos relacionarmos uns com os outros e também com o espaço no qual estamos inseridos.

Eis que chegamos a 2020: um ano que vai ficar lembrado em nosso calendário como um dos mais atípicos do nosso momento histórico atual.

Um cenário disruptivo provocado por uma crise sanitária que mexeu com as bases sociopolíticas de todo o mundo, compelindo a todos, em diversos nichos, a rever relações, conceitos e estruturas de trabalho, principalmente.


Reflexões


Ao longo do ano levantamos para pauta algumas reflexões para pensarmos sobre essa nova realidade instaurada e compararmos com o que já aconteceu no passado. Uma tentativa de extrair ensinamentos não só dos que também já passaram por momentos cruciais, mas também dos nossos pensadores que tanto contribuíram para o acervo do conhecimento da humanidade.

Trouxemos, por exemplo, a etimologia da palavra criatividade. A investida aqui foi atentar que a expressão não está atrelada apenas ao campo das artes. Mas também na forma de nos posicionarmos no mundo, diante dos desafios que nos são impostos. Criatividade também está relacionada com as soluções que trazemos para essas situações.

"O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira”. Nietzsche (1844-1900)

Suscitamos ainda a importância de nos mantermos com o olhar de uma criança, nos esforçando para isso,  a nunca nos habituarmos completamente com a existência – pensar a realidade que nos circunda mantendo sempre acesa a capacidade de nos admirarmos com as coisas, enxergando a vida como um grande enigma. Tal como partilha o filósofo e poeta alemão que abre nosso editorial de dezembro.

Seguindo esse pensamento de transpor barreiras, de erguer e de produzir, Niezstche defende que as convicções rígidas e inflexíveis são os piores inimigos das pessoas, pois impedem que alcancem o amadurecimento para atingir novas conquistas na vida. A curiosidade e a imaginação fértil - que são tão típicas das crianças - devem ser conservadas ainda na vida adulta, fazendo com que consigamos nos manter sempre totalmente conectados com a nossa criatividade, receptivos e produtivos.


Descontruir para criar

Trazendo a dimensão apolíneo-dionisíaca da arte para refletir a esfera da sociedade – também concebida pelo filósofo alemão em questão - convidamos vocês, na nossa última reflexão do ano, a pensar, dentro do contexto histórico atual,  que criação está vinculada com destruição ou descontrução.

Como sempre colocamos aqui, em termos muito gerais, de acordo com Nietzsche, a realidade é composta pelo conflito, por misturas e pela turbulência entre a ordem (apolíneo) e a desordem (dionisíaco). Enquanto que Apolo representa o lado luminoso da existência, o impulso para gerar as formas puras, Dionísio, por sua vez, simboliza o fundo tenebroso e informe, a destruição de toda figura determinada e a transgressão de todos os limites.

Contudo, é importante levar em consideração que as forças dionisíacas (tanto quanto as apolíneas) são pura afirmação e criação. O desejo dionisíaco de destruir está apenas em criar o novo. A negação, na verdade, é submissa à afirmação. Dessa forma, sem destruição, não há criação. Da mesma forma que sem trevas não há luz.


Essas duas tendências, correspondem a dimensões complementares da realidade, sendo, portanto, igualmente necessárias. Tal como abordamos no editorial sobre o feminino, na edição de novembro da Newsletter, onde citamos o matemático Pitágoras de Samos com sua afirmação de que o “universo é uma harmonia por oposição”. Reconhecendo essa dualidade primordial e mais ainda, que somos multiplicidade em constante processo de diferenciação, uma metamorfose infinita, chegamos à unidade, à harmonia - alcançando, portanto, a grande síntese, que é a sabedoria. Esse é o objetivo de toda evolução, que terá o lançamento de mais um capítulo na história da humanidade, a ser escrito no ano de 2021.


Despertando para o ano novo

Convocamos a todos, nesse novo ano que se desponta, a acordar o artista que existe em nós. Para isso requer um movimento de desprendimento de antigas verdades e promover uma busca por novas contaminações com aquilo que difere.

Não nos cansamos de comentar que o CIGRE está imerso nessa missão. É da nossa natureza, através do trabalho voluntário da pesquisa, promover o desenvolvimento. O qual se atinge a partir do momento que ativamos o poder de nos tornarmos uma possibilidade consistente de mudança, provocando, assim, uma construção de novas territorialidades. Temos a incubência, como falamos outras vezes, de atuarmos como uma ferramenta repleta de potencialidade para uma verdadeira transformação.

Chamamos, assim, a todos os nossos leitores – associados e parceiros - para despertar a ânsia de criação que habita em todos nós, inspirados, dessa vez, pelo filósofo alemão que foi o norte do nosso último texto do ano. O seu pensamento nos traz uma concepção de mundo nova, saudável, com um frescor ameaçador, mas ao mesmo tempo cheio de promessas e possibilidades. É o que esperamos e desejamos para o próximo ano.

Boa leitura!

Um 2021 de renovação! 


O ano de 2020 veio para compor o leque de marcos na linha do tempo da nossa história.


Esperamos que todos esses meses de desafio tenham sido terreno para o plantio de muitas reflexões, para o despontar de um próximo ciclo: o de renovação.

___________________________

Que em 2021 estejamos renovados


Que a esperança seja um dos nossos pilares


Que a criatividade seja a palavra de ordem, no seu sentido etimológico - do Latim CREARE, “erguer, produzir”, relacionado a CRESCERE, “aumentar, crescer”.

Que prossigamos com a construção de seres humanos melhores e mais comprometidos com os chamados três COs - colaboração, compartilhamento e cooperação – para uma verdadeira transformação.
__________________________


Esses são os votos do time do CIGRE-Brasil.

Que o Natal tenha sido abençoado e que embarquem em uma nova jornada de muita prosperidade!

| EletroEvolução Dezembro

Dezembro é um mês que nos remete a muitas comemorações, como tem sido a linha da última edição de 2020 da nossa Newsletter. E o CIGRE-Brasil tem também as suas particulares, como é caso do lançamento da última publicação do ano, da revista EletroEvolução - número 101.


Para compor a tônica, a capa traz o show de fogos de artifício na iluminação da Barragem da Itaipu Binacional.


A instituição, nossa parceira de anos, foi a convidada da vez para encerrar muito bem o ano, com a sua presença na seção Memória da Empresa

Um convite a todos para se adentrar à história da Usina, que está entrelaçada com a trajetória do setor elétrico nacional.

A revista ainda vem com a matéria dos Webinares especiais, da 3ª temporada da série #paposdeenergia, Luz sobre as Mulheres - uma parceria com a Memória da Eletricidade. Traz também a realização da nona edição do ENAM - Encontro Nacional de Máquinas Rotativas - em formato online.


Além disso, a publicação conta com o Artigo Convidado Evolução das Redes Ativas de Distribuição e Recursos Energéticos Distribuídos no Brasil e artigos da E-Session 2020, XXV SNPTEE e XVIII ERIAC.


Para conferir acesse o site do CIGRE-Brasil. 


Aprecie!

I Reunião do Conselho de Administração

Em 18 de dezembro de 2020 ocorreu a reunião da diretoria executiva com o Conselho do Administração do CIGRE-Brasil.

1º lugar dos Comitês Nacionais

Nesta oportunidade foram relatados o excelente trabalho desenvolvido em 2020 pelas equipes do CIGRE-Brasil, racionalizando custos, superando um ano de grandes desafios e culminando com a marca de 1064 sócios equivalentes - feito atingido pela 1ªvez em 2009. 

O CIGRE-Brasil mais uma vez agradece em contar com competentes profissionais - todos juntos - na construção de um futuro melhor para a nossa organização.

Na foto, em sentido horário: Carla Damasceno (Diretora de Assuntos Corporativos); Iony Patriota (Diretor Técnico); Antonio Simões Pires (Diretor Financeiro), Saulo Cisneiros (Diretor-Presidente); Eduardo Nery (Conselheiro); Jocílio Tavares (Conselheiro); Josias Araujo (Conselheiro); José Henrique Machado Fernandes (Conselheiro); Paulo César Esmeraldo (Conselheiro); Raul Sollero (Conselheiro); Roberto Gomes (Conselheiro); Prof. Sidnei Martini (Conselheiro); Sérgio do Espírito Santo (Conselheiro) e Solange David (Conselheira).

I Homenagem Sócios Honorários

Proeminência é o que não falta aos profissionais que desempenham as atividades voluntárias do CIGRE-Brasil.


Com o intuito de retribuição a essa parceria, na ocasião do dia 23.12.2020 mais uma cerimônia de entrega de placas em referência à premiação à categoria de Sócio Honorário foi realizada.

___________


Na foto abaixo, em sentido horário: Gabriel Vieira (TI / Equipe Comunicação & Eventos); Natasha de Decco (Gerente da equipe Comunicação & Eventos); Antonio Pires (Diretor Financeiro); Saulo Cisneiros (Diretor-Presidente); Carla Damasceno (Diretora de Assuntos Corporativos); Cláudia Santo (Gerente da equipe Administrativo & Financeiro); Herivelto Bronzeado (Sócio Honorário homenageado); Iony Patriota (Diretor Técnico); Josias Araujo (Sócio Honorário homenageado) Leandro Taranto (Equipe Administrativo & Financeiro);  e Verônica Santos (Equipe Administrativo & Financeiro). 

A formalidade que ocorre normalmente todo final de ano, após a reunião do Conselho de Administração, dessa vez teve que se adaptar às circunstâncias atuais.


A homenagem foi realizada em formato virtual, com a presença da Diretoria Executiva e do quadro de colaboradores do CIGRE-Brasil, todos prestando seus agradecimentos aos honrados em questão: Josias de Matos Araujo e Herivelto Bronzeado.


A celebração é dedicada a todos os especialistas que se destacam na instituição, com sua colaboração através de sua ampla experiência profissional.

| Livro de 50 anos

Em setembro anunciamos no editorial da Newsletter a criação de mais um projeto institucional: a produção do livro dos 50 anos do CIGRE-Brasil.


A publicação é mais uma ação que fará parte desta compilação de parágrafos de história. Mais um capítulo da nossa trajetória.

Com relação à ocasião do livro de 35 anos, a promessa da vez é de um relato mais robusto, dadas as transições pelas quais a sociedade vem passando (incluindo o atual cenário da pandemia da COVID-19), além da nossa ascensão enquanto empresa.


No passado éramos uma sala com uma única promoção bianual - o SNPTEE. Hoje, um escritório de 04 salas, com equipes estruturadas, que tocam em torno de 20 eventos técnicos por ano, ao lado dos especialistas voluntários dos Comitês de Estudos e das empresas parceiras que têm seu lugar especialmente reservado nas linhas de agradecimento das primeiras laudas desta obra.


O nosso time aguarda ansiosamente para compartilhar e celebrar, com todos os nossos associados e aqueles que nos apoiam ao longo dessa caminhada, mais uma virada de página com muito êxito. 

   _______________

I Regimento Interno do Conselho de Administração


O CIGRE-Brasil já possui o regimento interno do seu Conselho de Administração. O documento foi elaborado pelo grupo de trabalho coordenado pelo conselheiro José Henrique Machado Fernandes,com a participação dos conselheiros Antonio Varejão de Godoy e João Batista Guimarães Ferreira da Silva, com contribuições de outros conselheiros e da diretoria. O CIGRE-Brasil agradece e parabeniza o grupo de trabalho pelo excelente resultado.

Confira o documento no site do CIGRE-Brasil


| Programa Mentoring

Agregar valor é um dos maiores propósitos das atividades voluntárias da comunidade do CIGRE.


Com esse intuito é que a instituição internacional está lançando o seu Programa de Mentoring para todos os associados, cumprindo com um dos seus principais pilares: a disseminação de conhecimento.

O programa foi criado para ajudar os indivíduos a desenvolver suas carreiras em um sentido mais amplo do que apenas a competência técnica necessária para sua especialidade. Com o objetivo de que alguns voluntários mentores estejam disponíveis para ajudarem no desenvolvimento e apoio técnico àqueles que recorrem aos profissionais com ampla experiência.


O Comitê Nacional Brasileiro já apoia informalmente os seu associados na troca de experiências e conhecimentos de forma que possam servir como norte para os que estejam ingressando nos seus campos de atuação.

Conheça um pouco de parte dos especialistas brasileiros que já contribuem para o desenvolvimento de jovens profissionais:

Iony Patriota de Siqueira - Diretor Técnico do CIGRE-Brasil

Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPE. Doutor em Engenharia Elétrica pela UFPB. Membro honorário, Assessor Estratégico e ex-presidente do Study Committee - SC B5 do CIGRE e membro brasileiro da TC 57 da IEC. Presidente da comissão de estudos da ABNT sobre Gestão de Sistemas de Energia e Intercâmbio de Informações. Diretor-Presidente da Tecnix Engenharia e Arquitetura Ltda.



______________________

Patrícia Teixeira Leite Asano - Membro do Comitê de Estudos C5 - Mercados de Eletricidade e Regulação


Engenheira Eletricista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre e Doutora em engenharia elétrica na USP – São Carlos. Professora associada da Universidade Federal do ABC (UFABC), coordenadora do Laboratório de Tecnologias e Soluções Bioinspiradas (LabBITS). Experiência em Engenharia Elétrica com ênfase em Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Potência e Inteligência Artificial.

| O que é mentoring


Uma ferramenta de desenvolvimento profissional, atuando como aliada na busca de orientação para lidar com os desafios na carreira.


| Relação mentor-mentorado


O pograma envolve uma interação entre mentor-mentorando, onde:


O mentor é um profissional experiente e com know-how em uma área específica de atuação, que está disposto a transmitir conhecimento.


mentorado é o profissional menos experiente, que busca ajuda e aconselhamento geral de carreira por um período de tempo de alguém experiente na indústria, geralmente em relação a questões relacionadas a como se tornar um profissional na indústria ou na academia. 


Entre os benefícios do mentoring, estão a expansão da rede de contatos, a saída da zona de conforto e o ganho de novas perspectivas.

Ele também permite que você aprenda por meio das vivências de outro profissional, que já trilhou um caminho cheio de aprendizados ao longo da carreira.


| Critérios


Não há critérios específicos de idade ou sexo sobre a busca de um mentor - mesmo tendo muitos anos de experiência, talvez o profissional esteja prestes a embarcar em uma nova área de responsabilidade ou projeto no qual se tem algumas preocupações ou incertezas sobre os futuros desafios.


Um mentorado geralmente receberá orientação e conselho de alguém em uma tarefa ou trabalho específico. Assim, o mesmo aproveitará significativamente a experiência de seu mentor, aprenderá alguns dos truques do comércio e aprenderá como obter resultados específicos.


O mentorado espera que seu mentor seja capaz de fornecer orientação sobre como encontrar a resposta com base em suas próprias experiências (boas ou ruins), podendo abranger :


- Atividades relacionadas ao trabalho
- Atividades relacionadas à carreira

- Gerenciamento de relações de trabalho
- Gerenciamento de cargas de trabalho


Além disso, todos os tipos de pares mentor-mentorados são possíveis:


Mais velho - mais novo

Mais jovem - mais velho

Mesma Idade - Mesma Idade

Masculino - feminino

Masculino -  Masculino

Feminino - Masculino

Feminino - feminino


O mentoring oferece uma atividade valiosa, proporcionando benefícios para ambas as partes envolvidas - tanto para o mentor quanto para o mentorado. O que reforça a atividade fim do CIGRE: intercambiar conhecimentos.

| Homenagem a Membro do CIGRE-Brasil

O CIGRE-Brasil tem colecionado membros de talento nas atividades do setor elétrico.


Dessa vez a honra foi para o engenheiro eletricista e pesquisador do Cepel, Hélio Amorim, concedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ).

Todo ano, em referência ao Dia do Engenheiro - 11 de dezembro - congratula os profissionais da área tecnológica que prestaram serviços relevantes à sociedade e ao Sistema Confea/Crea.


Como reconhecimento, o Crea-RJ entrega aos profissionais da área de Engenharia e Agronomia os diplomas do Mérito Profissional e a inscrição no livro Láurea ao Mérito do Crea-RJ. Na ocasião, Hélio foi agraciado com o Diploma do Mérito Profissional.

Confira um pouco mais sobre a trajetória e atividades do Hélio, na reportagem do  site do Cepel.

| Eventos Adiados

XV STPC - Caderno de Patrocínio - a 15ª edição do Seminário Técnico de Proteção e Controle já tem data marcada. Será mais um evento sediado pela capital carioca, promovido pelo Comitê de Estudos B5 - Proteção e Automação e com a organização da  Taesa - agora em NOVA DATA, de 25 a 28.10.21, no Hotel Windsor Barra.

A comissão organizadora convida a todos os parceiros para esse encontro com a divulgação do projeto de patrocínio e também informa que as inscrições estão abertas no site do evento

XVI EDAO - Nova data agendada- CIGRE-Brasil e Copel, como comissão organizadora, anunciam a NOVA DATA do encontro - 07 a 09 de junho de 2021. Com a novidade de que será no formato online, em adaptação à nova conjuntura.

A 16ª edição do Encontro para Debates de Assuntos de Operação, promovido pelo Comitê de Estudos C2 - Operação e Controle de Sistemas também teve sua programação afetada pela  propagação do COVID-19 e, portanto,  teve o prazo da chamada de trabalhos estendido até  08.10.20. O cronograma será reavaliado e divulgado em breve pela comissão organizadora.

Acompanhe através do respectivo site do evento.

IX SMARS: Seminário adiado - A nona edição do Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social no Setor Elétrico tem sua nova data confirmada para o período de  18 a 20 de maio de 2021, ainda na capital carioca, com a parceria da Brookfield, como Comissão Organizadora.

Assim como outros eventos da instituição, devido à conjuntura atual que envolve a propagação do COVID-19, por orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e diretrizes do Governo estadual do Rio de Janeiro e demais cidades, o evento precisou ser adiado para o próximo ano.

O seminário lançou em 27.01.20 a sua primeira chamada de trabalhos e anunciou a nova data de prorrogação do seu envio - até o dia 22.02.21. As informações do cronograma e dos temas preferenciais, bem como a submissão dos trabalhos, podem ser realizados e conferidos no site do evento.

X WORKSOT - A 10ª edição do  Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes, promovido pelo CIGRE-Brasil, através dos Comitês de Estudos A2, A3, B3 e D1, será realizado entre os dias 21 e 24 de novembro de 2021.

CIGRE-Brasil e Itaipu Binacional convidam a todos os seus associados e parceiros para reservarem estas datas na agenda para fazerem parte desse encontro em Foz do Iguaçu, cidade das maravilhosas Cataratas. Os espaços são limitados na exibição técnica - a EXPOWORKSPOT. Aproveitem as oportunidades oferecidas para apresentar sua empresa e produtos.

O cronograma técnico e os temas preferenciais atualizados estão disponíveis e no dia 02.11.20 foi divulgada a NOVA chamada de resumos. Confira demais informações e detalhes no site do evento.

O nosso evento também pode ser conferido na edição mais recente da Electra - publicação técnica do CIGRE Internacional.

O workshop é uma promoção internacional do CIGRE-Brasil, que conta com a participação de especialistas de várias partes do mundo.


A publicação pode ser conferida na edição de outubro da revista. Acesse.

Agenda 

 
    ________________________________________________

FIQUEM ATENTOS: Parte dos eventos que aconteceriam em 2020 foram adiados. As novas datas estão sendo divulgadas conforme definição do Comitê Técnico do CIGRE-Brasil.


AGENDA DE EVENTOS


FIQUEM ATENTOS: Parte dos eventos que aconteceriam em 2020 foram adiados. As novas datas estão sendo divulgadas conforme definição do Comitê Técnico do CIGRE-Brasil.

                          _________________________________________

              

EVENTOS 2021


CE C6 - III SENCESF - Seminário Nacional CIGRE de Energia Solar Fotovoltaica
DATA PREVISTA  28 de abril - EVENTO ONLINE

CE C3 - IX SMARS - Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico 
NOVA DATA!  18 a 20 de maio - Rio de Janeiro - RJ
 

CE B5 - Workshop e Curso sobre Medição Fasorial e suas Aplicações em Proteção e Controle

DATA PREVISTA 25 a 27 de maio - Rio de Janeiro - RJ 

CE C2 - XVI EDAO Encontro para Debates de Assuntos de Operação
NOVA DATA! 07 a 09 de junho - EVENTO ONLINE

CE B4Workshop e Tutorial 2020 Sistemas de HVDC no Brasil – Uma Realidade em Expansão  

NOVA DATA! 15 e 16 de junho - Rio de Janeiro - RJ   

CB - II SINTRE  - Seminário Internacional de Transmissão de Energia Elétrica: Inovação, Regulação e Qualidade do Serviço Público 

NOVA DATA!  24 e 25 de junho - Brasília - DF


CE B5 - XV STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle
NOVA DATA! 25 a 28 de outubro - Rio de Janeiro - RJ

CE C1/C2/C4 - XV SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica

DATA PREVISTA 09 a 12 de novembro de 2021


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA!
  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil


CE A2/A3/B3/D1 - X WORKSPOT - Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos de Transmissão e Distribuição, Subestações, Materiais e Tecnologias Emergentes
NOVA DATA!  21 a 24 de novembro - Foz do Iguaçu - PR

___________

Mais informações, acesse a seção do site, Eventos CIGRE-Brasil

Caro (a) Associado (a),


Continue fazendo parte da nossa rede de especialistas do Setor Elétrico Nacional e Internacional, renove a sua matrícula e confira as vantagens e os valores das anuidades em 2021.

Maiores informações acesse o site, na aba do menu Associados, opção Como se Associar.

IMPORTANTE: Estamos em fase de automatização dos nossos processos e neste ano temos uma novidade relativa à emissão dos boletos. Através de nossa nova ferramenta digital, o sistema SIG-CIGRE, é possível agilizar os serviços de cadastro de associados, eventos e financeiro, incluindo a emissão dos boletos referentes ao pagamento das anuidades. Sendo assim, a emissão deste documento é realizada através da plataforma IUGU, a qual se encontra integrada ao nosso sistema - vide imagem do novo boleto. 


| Anuidades 2021!


NOSSOS TIMES

Diretoria CIGRE-Brasil
Saulo José Nascimento Cisneiros
Diretor-Presidente
Iony Patriota de Siqueira
Diretor Técnico
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Antonio Simões Pires
Diretor Financeiro


Equipe CIGRE-Brasil

Departamento de Comunicação & Eventos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI

Departamento Administrativo & Financeiro
Claudia Santo
Gerente Administrativo & Financeiro
Verônica Santos
Secretaria e Gestão de Associados
Leandro Taranto
Financeiro


Conselho Editorial
Carla Damasceno Peixoto
Diretora de Assuntos Corporativos
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos


Direção de Arte / Diagramação
Gabriel Serafim Vieira
Desenvolvimento e Suporte de TI
Natasha de Decco
Gerente de Comunicação & Eventos



Foto de Capa 

 Pixabay©

banco de imagens

CIGRE-Brasil
Praia do Flamengo 66, BL B
Salas 408 a 411
Rio de Janeiro - RJ - 22.210-903


caso você deseje remover seu cadastro de nossa lista, cancele o recebimento.

Denunciar abuso