.
Newsletter EVENTOS
Missão

Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.
Visão

Em 2020, o CIGRÉ-Brasil será reconhecido nacional e internacionalmente como a referência na produção e gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, utilizando-o na articulação com todos os agentes envolvidos.
Valores

Competência Técnica;

Ética,
Transparência e Imparcialidade;
Crescimento e Valorização dos Associados;
Trabalho Voluntário com Profissionalismo.
Fórum das Mulheres
Aproveitando a realização do XXIV SNPTEE o CIGRÉ-Brasil promoverá, no dia 25 de outubro de 2017, o 1º Fórum das Mulheres.

O evento terá como objetivo principal estimular a participação das mulheres nas atividades desenvolvidas pelo CIGRÉ-Brasil. Será também uma oportunidade para troca de conhecimentos, bem como o estabelecimento de um networking estre os participantes.

A abertura do evento será realizada pelo Diretor-Presidente do CIGRÉ-Brasil, Josias Matos de Araujo. Para a organização do 1º Fórum das Mulheres a Diretoria aprovou a constituição de uma comissão organizadora composta pelas seguintes pessoas: Antonio Pires, Flavia Serran, Silvia Helena, Adriana de Castro e Carla Damasceno.

Os fóruns de mulheres que começam a acontecer nos Comitês Nacionais foram inaugurados, em Paris em 2014. Recentemente, no CIGRÉ-Paris 2016, o CIGRÉ Women in Engineering Forum trouxe, novamente, à tona a importância e as formas de promover a presença feminina no setor. Na plateia, homens e mulheres tiveram contato com experiências inspiradoras vindas de diferentes lugares como Estados Unidos, China, Sudáfrica, Inglaterra e Portugal. Resultado dessa primeira experiência, em dezembro de 2016 ocorreu o encontro Cigre UK Women Network Mentoring and Networking Event que reuniu 40 mulheres representantes de 18 companhias e 5 universidades com o intuito de debater estratégias de mentoring ou tutoria às carreiras profissionais do setor.

Uma das participantes da reunião de Paris, a engenheira chilena Marcela Aravena esclarece: “o que procuramos como mulheres é igualdade de oportunidades e possibilidade de desenvolvimento profissional, não um tratamento preferencial, igualdade de oportunidades que, no contexto do desenvolvimento técnico, pela minha experiência profissional, percebo que, sim, existe no CIGRE".


XXIV SNPTEE - Resumos Aprovados
Depois de ter superado expectativas com o maior número de resumos recebidos desde 2009 (1.718 resumos), a Comissão Técnica da 24ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - SNPTEE divulgou, no dia 24 de janeiro, a lista de informes técnicos aprovados.

Os ITs selecionados estão distribuídos entre os 16 Comitês de Estudos CIGRÉ que se apresentam desde a 1ªedição do seminário, em 1971. Para conferir a lista dos resumos aprovados acesse o site do evento.

Realizado a cada dois anos pelo CIGRÉ-Brasil, o SNPTEE é o maior e mais importante evento do setor elétrico brasileiro. Sua próxima edição será organizada em parceria com a COPEL - a Companhia Paraense de Energia, em Curitiba.

As inscrições serão abertas em breve. Cadastre-se no site do evento e curta a fanpage para receber as novidades sobre o XXIV SNPTEE, além de dicas sobre passeios para você conhecer melhor Curitiba.


Minicurso de Sincronismo CE D2

Nos dias 11 e 12 de abril a Eletrobras Eletronorte será o local de realização do Minicurso de Sincronismo de Redes de Telecomunicações e Automação, promovido pelo Comitê de Estudos CE D2 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TELECOMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS ELÉTRICOS.

O curso consistirá em 08 aulas de 75 minutos cada, com o objetivo de apresentar as questões de sincronismo em redes de telecomunicações, proteção e controle modernas e descrever uma arquitetura integrada, robusta, redundante e segura de distribuição de sincronismo de frequência, fase e tempo a todas as aplicações que o requeiram no sistema, considerando as aplicações, requerimentos, cuidados e problemas de sincronismo em redes elétricas inteligentes.

O evento contará com o palestrante Cristiano Henrique Ferraz, engenheiro formado pela Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, com experiência na Wandel & Goltermann no Brasil e na Alemanha, onde atuou como engenheiro de desenvolvimento e como gerente regional para a área norte da América Latina.


Para maiores informações e inscrições, acesse o site do evento.

  • Tutorial sobre Experiência Adquirida com a Integração de Parques Eólicos - 13 a 15 de fevereiro – Auditório do ONS – Recife – PE;
  • Workshop - Melhores Práticas em Gestão de Risco de Mercado - 15 de março – São Paulo - SP;
  • Workshop - Expansão do Sistema Integrado Nacional: como atenuar descompassos entre G & T - 16 de março – Auditório Furnas - Rio de Janeiro - RJ;

  • Tutorial e Workshop 2017 - Aplicações de HVDC e FACTS e seus Desafios no Sistema Brasileiro - 04 e 05 de abril - Rio de Janeiro - RJ;
  • Minicurso de Sincronismo de Redes de Telecomunicações e Automação - 11 e 12 de abril – Brasília – DF;
  • Condutores Não Convencionais. Experiência com Instação e Desempenho em Linhas Aéreas de Transmissão - 09 e 10 de maio - Belho Horizonte - MG;
  • ERIAC - XVII Encontro Regional Ibero Americano do CIGRÉ - 21 a 25 de maio – Paraguai;
  • XII SIMPASE - 14 a 16 de agosto - Rio de Janeiro - RJ;
  • IV SINREM - 23 e 24 de agosto - São Paulo - SP;
  • 2017 Cigré SC B3 Colloquium - Challenges and Trends to the Next Years - 16 a 20 de setembro – Recife – PE;
  • XXIV SNPTEE - 22 a 25 de outubro – Curitiba – PR;
  • International Seminar on Policies, Incentives, Technology and Regulation of Smart Grids - 04 a 07 de dezembro – Rio de Janeiro - RJ.
.


Reunião na sede CIGRÉ-Brasil

Reunidos na sede do CIGRÉ-Brasil os funcionários que respondem pelas diferentes áreas da instituição – Coordenação de Eventos, Coordenação Financeira, Secretaria, TI, Secretaria Executiva e Presidência – realizaram o balanço de 2016 e definiram os planos de melhoria de cada área com foco no fortalecimento e crescimento da rede CIGRÉ-Brasil.

Inspirados pela importância de estreitar os laços com nossos diferentes e, inclusive, futuros parceiros (associados, pesquisadores, universidades e empresas envolvidas com o setor elétrico) a equipe que compõe a Gestão 2015-2019, coordenada pelo Diretor-presidente Josias Matos de Araujo está empenhada em aprimorar seus processos e, sobretudo, seus meios de comunicação.

Ampliar o acesso ao conhecimento técnico e aos debates que se realizam nos seus 16 Comitês de Estudo e nos inúmeros eventos que promove é a meta principal do CIGRÉ-Brasil que pretende intensificar o uso das novas ferramentas da tecnologia da informação para expandir o alcance dos saberes que há 45 anos vêm sendo gerados ou difundidos pela instituição.

Workshop Expansão do Sistema Interligado Nacional: Como Atenuar Descompassos entre Geração e Transmissão?
Uma iniciativa do COMITÊ DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS E ECONOMIA do CIGRÈ-Brasil, o workshop visa apresentar e discutir questões relativas à expansão do Sistema Interligado Nacional considerando os descompassos atualmente verificados entre a implantação dos empreendimentos de geração e das instalações de transmissão necessárias ao escoamento da energia desses empreendimentos.

O evento, que acontecerá no próximo dia 16 de março, das 8 às 17h30, no auditório Furnas, está esturuturado de forma a colocar em diálogo a ótica do planejamento da expansão e da operação com a ótica de agentes de transmissão e de geração.

Finalmente, está voltado aos diferentes especialistas envolvidos com o planejamento e a operação do sistema: engenheiros e técnicos de empresas de geração, transmissão e distribuição, consultoras e empresas de engenharia, fabricantes de equipamentos de AT e geradores, professores e alunos de Universidades.


Workshop e Tutorial HVDC & FACTS


O Comitê de Estudos - ELOS DE CORRENTE CONTÍNUA E ELETRÔNICA DE PONTÊNCIA está promovendo o Workshop e Tutorial Aplicações de HVDC & Facts e seus Desafios no Sistema Brasileiro, nos dias 04 e 05 de abril, no Rio de Janeiro.

Após um hiato de cerca de 30 anos, o Brasil voltou a investir na utilização da tecnologia de transmissão em HVDC, em 2009.

Além disso, o Brasil terá o seu primeiro sistema UHVDC para transmitir a energia produzida pela UHE Belo Monte da região Norte até a região Sudeste.

Diante deste cenário, o workshop e tutorial tem como proposta promover a discussão de aspectos relevantes associados aos sistemas de transmissão em HVDC, à aplicação de equipamentos FACTS e à integração de fontes renováveis à rede principal utilizando-se conversores VSC.

Para tanto, contará com o patrocínio dos fabricantes ABB, GE, Nari e Siemens, além do apoio institucional de Furnas.

Facebook
Website

Conselho Editori@l:

Antonio Simões Pires - CIGRÉ-Brasil - Eletronorte
Eduardo de Oliveira Lima - CIGRÉ-Brasil - Eletronorte
Flávia Salazar Salgado - CIGRÉ-Brasil

Henrique Oswaldo Massena Reis Junior - Eletrobrás
Natasha de Decco - CIGRÉ-Brasil

Ver este email no navegador
Você recebeu esse email por causa da sua relação com CIGRÉ-Brasil. Por favor, reconfirme aqui o seu interesse em receber os nossos e-mails, ou, caso não queira mais recebê-los, remova a sua inscrição aqui.
This message was sent from noticia@cigre.org.br to noticia@cigre.org.br
Praia do Flamengo, 66 - Bloco B - salas 408 a 411- Flamengo, Rio de Janeiro, RJ 22210-903, Brazil


Update Profile/Email Address | Forward Email | Report Abuse