Newsletter
Missão

Promover a produção, o compartilhamento e a disseminação de conhecimentos técnicos aplicados ao setor elétrico, como indutor da qualidade de vida sustentável.
Visão

Em 2020, o CIGRÉ-Brasil será reconhecido nacional e internacionalmente como a referência na produção e gestão do conhecimento técnico aplicado ao setor elétrico, utilizando-o na articulação com todos os agentes envolvidos.
Valores

Competência Técnica;


Ética,
Transparência e Imparcialidade;

Crescimento e Valorização dos Associados;

Trabalho Voluntário com Profissionalismo.
Bonne Année!

O CIGRÉ-Brasil tem a honra de dividir com todos os seus associados, a alegria oriunda de relevantes conquistas em 2016.

No dia 05 de maio, a instituição teve a oportunidade de prestigiar o seu 45º aniversário, um marco na sua trajetória enquanto entidade sem fins-lucrativos, que enxerga, em vocês, cada centelha de participação e colaboração nessa história, que contribui, em determinados aspectos, para a evolução da nossa sociedade, imersa no contexto da história da energia elétrica - nacional e internacional.

Diante de um cenário de crise, foi possível, graças aos esforços de todos os envolvidos, manter o objetivo principal de promover, como vem sendo feito ao longo destas 4 décadas e meia, através dos grupos de estudo, o intercâmbio de informações e de experiências técnicas e gerenciais entre as empresas e entidades envolvidas na produção e transmissão de energia elétrica, propiciando assim, oportunidades de melhorias dos serviços prestados à população nacional e cooperando para o desenvolvimento do país.

Nesse sentido, a equipe do CIGRÉ-Brasil agradece todo o apoio que vem sendo recebido, enfatizando como fundamental para seu crescimento e, deseja a todos, boas entradas no ano de 2017 e que muitas realizações sejam concretizadas.
Confira o calendário dos próximos eventos do CIGRÉ-Brasil para o ano de 2016 e 2017:

  • Tutorial sobre Experiência Adquirida com a Integração de Parques Eólicos

13 a 15 de fevereiro – Auditório do ONS – Recife – PE

  • Tutorial e Workshop 2017 - Aplicações de HVDC e seus Desafios no Sistema Brasileiro

04 e 05 de abril - Rio de Janeiro - RJ

  • Minicurso de Sincronismo de Redes de Telecomunicações e Automação

11 e 12 de abril – Brasília – DF

  • ERIAC - XVII Encontro Regional Ibero Americano do CIGRÉ

21 a 25 de maio – Paraguai

  • 2017 Cigré SC B3 Colloquium - Challenges and Trends to the Next Years

16 a 20 de setembro – Recife – PE

  • XXIV SNPTEE

22 a 25 de outubro – Curitiba – PR

  • Smart Grids International Seminar - Smart Grids: Policy,Incentives, Technology and Regulation

04 a 07 de dezembro – Rio de Janeiro - RJ

1º Workshop CIGRÉ de Resposta da Demanda
No último dia 15.12.2016 aconteceu o 1º Workshop CIGRÉ de Resposta da Demanda.

Promovido pelo Comitê de Estudos C5 - Mercados de Eletricidade e Regulação, foram debatidos temas atuais sobre o conceito inovador de resposta da demanda com a presença de especialistas de renome nacional e internacional.

O tema atualmente está com grande visibilidade no Setor visto que a Resposta da Demanda agrega importante flexibilidade à operação das fontes intermitentes, além de contribuir no atendimento à ponta do sistema, na prestação de serviços ancilares, na eficiência econômica do despacho energético tanto no mérito como fora do mérito, na formação de preço e na segurança energética, estando prevista inclusive na Lei 13.360/2016 (MP 735).

O evento contou com a parceria da Thymos Engenharia e da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia elétrica, na organização, além de renomados patrocinadores como Votorantim e Nova Energia, na Cota Ouro, Abrace, AES Eletropaulo, Comerc Energia, Tradener, Engie e Demarest Advogados, na Cota Prata e EDP, Copel. Delta energia e Safira, na Cota Bronze.
Reunião CE B4
O Comitê de Estudos B4 - Elos de Corrente Contínua e Eletrônica de Potência realizou a sua última reunião de 2016, na sede do CIGRÉ-Brasil, no dia 08.12.2016.

Dentre os assuntos em pauta do encontro do CE, estava a divulgação do Tutorial e Workshop 2017 - Aplicações de HVDC e seus Desafios no Sistema Brasileiro, com previsão para os dias 04 e 05 de abril, na cidade do Rio de Janeiro.

O workshop tem como proposta promover a discussão de aspectos relevantes associados aos sistemas de transmissão em HVDC e à aplicação de equipamentos FACTS, levando-se em consideração aspectos teóricos, aplicações existentes e futuras no Brasil e no exterior, destacando a visão dos diversos agentes envolvidos, tais como fabricantes, empresas transmissoras e de planejamento, além de agentes de operação, através da realização de palestras técnicas e mesas redondas.

Maiores informações poderão ser encontradas no site do evento.


Minicurso CE D2
O 1º semestre de 2017 já começa com a agenda cheia.

Em abril, o Comitê de Estudos D2 - Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos - promoverá na Capital Federal, nos dias 11 e 12, o Minicurso de Sincronismo de Telecomunicações e Automação, tendo como palestrante o Engenheiro Cristiano Henrique Ferraz, atuante em vários projetos de sincronismo de redes para importantes empresas da América Latina, sendo, ainda, autor de vários informes técnicos da área.

O escopo do curso visa apresentar as questões
de sincronismo em redes de telecomunicações, proteção e controle modernas e descrever uma arquitetura integrada, robusta, redundante e segura de distribuição de sincronismo de frequência, fase e tempo a todas as aplicações que o requeiram no sistema, considerando as aplicações, requerimentos, cuidados e problemas de sincronismo em redes elétricas inteligentes.

Maiores informações do minicurso serão divulgadas no site do CIGRÉ-Brasil.
SMART GRID INTERNATIONAL SEMINAR

No final de 2015, a capital fluminense foi palco de realização do Workshop Internacional sobre Regulamentação para Smart Grids.

O evento foi uma iniciativa dos Comitês de Estudos do CIGRÉ-Brasil CE B5 - Proteção e Automação, CE C2 - Operação e Controle de Sistemas, CE C6 - Sistemas de Distribuição e Geração Distribuída, CE D2- Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos em parceria com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). Nesse evento foram levantadas questões relativas à regulamentação para Smart Grids tanto em âmbito nacional, quanto internacional, sob o prisma das tecnologias mais utilizadas, seja pelo lado dos institutos de pesquisa ou na ótica das empresas, passando pela regulamentação para Smart Grids e as estruturas de financiamento para projetos de Smart Grids.

Tendo em vista que as redes inteligentes têm sido o principal tema de pesquisa e desenvolvimento no mundo, tanto em nível industrial quanto acadêmico, além do estilo de vida sustentável "eco-ciente" que cada vez mais vem despertando interesse de diversas nações, a indústria de eletricidade do futuro será muito diferente da indústria de hoje. A introdução de conceitos e tecnologias de redes inteligentes em todos os contextos - geração, transmissão, distribuição e comercialização - mudará o modelo de negócios do atual setor elétrico. Assim, é importante discutir e compartilhar experiências, propostas, metodologias e estudos que possam contribuir para o desenvolvimento de novas políticas, incentivos, tecnologias e regulação para a rede inteligente.

Seguindo esse panorama é que a Cidade Olímpica de 2016 sediará o Seminário Internacional de Smart Grid, promovido pelo CIGRÉ-Brasil em parceria com os Comitês de Estudos B5, C2, C6 e D2, no período de 04 a 07 de dezembro de 2017, com o intuito de desenvolver e implementar políticas, incentivos e tecnologia além da regulamentação vigente.

Maiores informações serão divulgadas no site do evento.


Facebook
Website
Conselho Editori@l:

Antonio Simões Pires - CIGRÉ-Brasil / Eletronorte

Natasha de Decco - CIGRÉ-Brasil.
Ver este email no navegador
Você recebeu esse email por causa da sua relação com CIGRÉ-Brasil. Por favor, reconfirme aqui o seu interesse em receber os nossos e-mails, ou, caso não queira mais recebê-los, remova a sua inscrição aqui.
Essa mensagem foi enviada para noticia@cigre.org.br por noticia@cigre.org.br
Praia do Flamengo, 66 - Bloco B - salas 408 a 411- Flamengo, Rio de Janeiro, RJ 22210-903, Brazil


Remover Inscrição de todas as listas de envio Remover Inscrição | Ver inscrição | Reencaminhar Email | Relatar Abuso